Maria Cristina Fernandes Salles Altman

Atuação Profissional: 

Atualmente é Professor Titular (Full Professor) do Departamento de Lingüística da Universidade de São Paulo, onde atua desde 1983, e coordenadora do CEDOCH-USP -- Centro de Documentação em Historiografia Linguística -- centro complementar de pesquisa em historiografia linguística do mesmo Departamento.

Formação Acadêmica: 

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Lingüística pelas Universidades Católica de Louvain (Leuven, Bélgica) e de São Paulo (1993). Realizou estágios pós-doutorais na Universidade de Harvard e no M.I.T. (1999); na Universidade de Amsterdam (2006); no Instituto Iberoamericano de Berlin (2009) e na Tokyo University of Foreign Studies (2010). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Pragmática, e trabalha principalmente em torno dos seguintes temas: historiografia lingüística, lingüística brasileira, gramáticas coloniais sul-americanas, estruturalismo lingüístico.
 

Formação Acadêmica: 

2010 - Pesquisador visitante Tokyo University of Foreign Studies (Japão)

2009 - Pesquisador visitante Instituto Iberoamericano de Berlin  (Alemanha)

2008 - Concurso Público de Titularidade (Full Professorship) junto ao Dep. de Linguística

 Universidade de São Paulo, USP, Brasil

2006 -  Pesquisador visitante Universidade de Amsterdam (Holanda)

2001 - Concurso de Livre Docência (Associate Professorship) junto ao Dep. de Linguística

Universidade de São Paulo, USP, Brasil

1999 – Pesquisador visitante  M. I. T. – Massachussets Institute of Technology/ Universidade de Harvard  (EUA)

1988 – 1993 - Doutorado em Lingüística
Universidade de São Paulo, USP, Brasil/ Katholieke Unniversitat Leuven (Bélgica)

1979 – 1986 - Mestrado em Lingüística
Universidade de São Paulo, USP, Brasil

1972 - 1977 - Graduação em Letras.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil

Contato: 

Endereço acadêmico
Av. Professor Luciano Gualberto 403
Sala 21 A -   Prédio das Letras
Fone: 11- 3091-4298
e-mail: altman@usp.br

Linha de pesquisa, grupos e projetos: 

Análise dos discursos e dos textos verbais expressos na modalidade oral e escrita, e dos textos não verbais
História do conhecimento da linguagem e das línguas, historiografia e documentação linguísticas

 

Trabalha nos seguintes projetos de pesquisa:

2006 - 2009; 2009 - atual.  Documenta Grammaticae et Historiae. Projeto de documentação lingüística e historiográfica. CEDOCH-DL/USP; CNPq., Coord.

O projeto tem como objetivo principal a construção e disponibilização de corpora representativos da tradição gramatical-colonial ibérica e como objetivos específicos: a) a construção de corpora eletrônicos, representativos das línguas que se desenvolveram em território brasileiro, corpora esses a serem disponibilizados pelo Centro de Documentação em Historiografia Lingüística da FFLCH-USP;

b) a expansão gradual do escopo da documentação lingüística a ser eletronicamente disponibilizada em duas direções: uma, em que se buscará um corpus equivalente de gramáticas do português; outra, em que se buscará um corpus equivalente de gramáticas do espanhol e/ou de outras línguas americanas, cujo registro se deu dentro da tradição descritiva portuguesa e espanhola; e

c) a contribuição para a preservação documental das línguas em foco, tanto aquela relativa à documentação lingüística e ao tratamento dos dados registrados, quanto aquela relativa aos agentes, processos e problemas pertinentes à historiografia da sua produção metalingüística, via a edição on-line dos textos sob análise. As atividades a serem desenvolvidas pelo presente projeto incluem: a compilação, fixação, datação de textos; a digitalização de microfilmes; o tratamento dos documentos por imagem: fotografia ou scanner; a digitação de textos (principalmente gramáticas); o levantamento dos termos pertinentes aos conjuntos vocabulares pretendidos; a escolha de um programa de busca; a marcação do texto: localização dos termos selecionados; a criação de links entre: textos, autores, fontes, datas, línguas; a alimentação dos arquivos; a disponibilização eletrônica da documentação. O resultado esperado é a montagem de um banco de textos representativos da tradição descritiva ibérica, no que diz respeito às línguas Português, Tupi, Guarani, Kimbundo, Quéchua.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 8) / Mestrado acadêmico ( 4) .
Integrantes: Olga Ferreira Coelho - Integrante / Maria Cristina Fernandes Salles Altman - Coordenador.
Número de orientações: 13.

2006 - Atual A emergência do sintagma nominal na tradição americanista brasileira. Projeto de documentação lingüística e historiográfica

Descrição: O objetivo central do presente projeto é estabelecer e datar uma metalinguagem de descrição gramatical (e sua história) sobre um corpus definido, construído a partir de uma tradição lingüística definida. 2.1 Para isso o projeto prevê, em primeiro lugar, o levantamento e a caracterização 'externa' do material que documenta as línguas sul-americanas do século XVI ao XIX, embora minha atenção deva incidir quase que somente sobre os documentos referentes às línguas 'mais gerais' do território que corresponde nos dias de hoje aos estados do sul do Brasil, em especial o Tupi e o Guarani. O interesse aqui é mapear o emprego de conceitos como 'língua'/ 'variedade de língua' - e, eventualmente, de classe/ tipo/ família de línguas - bem como os critérios utilizados nesses documentos. 2.2 Paralelamente, tenciona-se recuperar este mesmo material do ponto de vista 'interno', isto é, da perspectiva do tratamento que os autores dessas fontes imprimiram aos dados lingüísticos que observaram e descreveram, nos limites de um ponto específico da descrição gramatical: os constituintes do que hoje entendemos por sintagma nominal. O interesse aqui é detectar, nessa tradição lingüística, a emergência de constructos como artigo, partícula, nome, pronome e acidentes do nome, e seu estabelecimento como arte empírica 2.3 Minha intenção, ainda, é rediscutir o lugar que essa literatura poderia (ou deveria) ocupar em uma historiografia lingüística menos subordinada à lingüística 'oficial' e mais afeita, talvez, a incorporar outras formas de conhecimento e outros mundos intelectuais, que não aquele em evidência no momento histórico em que é escrita. 2.4 Para isso, complementarmente, considero desejável que este projeto também procure contribuir para a salvaguarda do patrimônio imaterial lingüístico brasileiro, disponibilizando, seja em formato impresso, seja em CD-ROM, seja pela internet, textos e dados representativos da diversidade lingüística brasileira e das diferentes formas de trat.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 0) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Maria Cristina Fernandes Salles Altman - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

 

2006 - Atual Revitalizing older linguistic documentation/ LETERLING (Lexicón de términos lingüísticos) (Universidade de Amsterdam, Center of Language and Communication/ CEDOCH-DL USP: 2006-2008), coord. Otto Zwartjes.

Descrição: O interesse nessa interação advém da intersecção de objetivos compartilhados por aquele projeto, coord. pelo Dr. Zwartjes e o projeto Documenta, por mim coordenado junto ao Departamento de Lingüística da Universidade de São Paulo. Os objetivos compartilhados por ambos os projetos incluem: a) a preservação (transcrição, edição, publicação) de documentos coloniais, notadamente gramáticas e dicionários, que registrem estados anteriores das línguas descritas pelos colonizadores; b) a construção de um conjunto vocabular constituído pela metalinguagem de descrição das categorias gramaticais utilizada nesses documentos.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Otto Zwartjes - Coordenador / Antonio Flores farfan - Integrante / Maria Cristina Fernandes Salles Altman - Integrante.
Financiador(es): Universidade de Amsterdam - Outra.

 

Publicações: 

Artigos completos publicados em periódicos

1. ALTMAN, Cristina . A Conexão Americana: Mattoso Câmara e o Círculo Lingüístico de Nova Iorque. DELTA. Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 20, p. 129-158, 2004.
2. ALTMAN, Cristina ; HACHEROTT, Mercedes . Gel & Franchi: 30 anos juntos. Revista do GEL (Araraquara), São Paulo, p. 11-14, 2002.
3. ALTMAN, Cristina . Meeting Vivien Law. Bulletin of the Henry Sweet Soceity for the History of Linguistic ideas, v. 39, p. 17-18, 2002.
4. ALTMAN, Cristina . The 'Brazilian connection'inthe history of North American lingüistics: The notebooks of Joaquim Mattoso Câmara (1943-1944). Historiographia Linguistica, Amsterdam, v. 26, n. 3, p. 355-382, 1999.
5. ALTMAN, Cristina . Da Insula Vera Crux a Terra Brasiliensis. Continuidades e descontinuidades na produção lingüística brasileira. Lingüística. Publicação de Lingüística e Filologia da América Latina, Campinas, v. 11, p. 13-25, 1999.
6. ALTMAN, Cristina . Memorias da Lingüística na Lingüística Brasileira. Revista da ANPOLL, SAO PAULO, n. 2, p. 173-189, 1996.
7. ALTMAN, Cristina . Thirty years of Brazilian Linguistic Production. Languagues Of The World, Munique, p. 43-51, 1995.
8. ALTMAN, Cristina . Trinta Anos de Lingüística Brasileira. Movimentos de Afirmacao e Auto-Afirmacao Profissional. DELTA - Revista de Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, SAO PAULO, v. 10, n. 2, p. 389-408, 1994.
9. ALTMAN, Cristina ; CASTILHO, A. T. . Para a história da Associação Brasileira de Lingüística. Boletim da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN), Salvador, n. 16, p. 21-37, 1994.

Livros publicados/organizados ou edições

1. ZWARTJES, Otto (Org.) ; ALTMAN, Cristina (Org.) . Missionary Linguistics II/ Lingüística Misionera II. Orthography and Phonology. Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins, 2005. v. 109. 292 p.
2. ALTMAN, Cristina . A Pesquisa Lingüística do Brasil (1968-1988). 2a. ed. São Paulo: Humanitas, 2004. v. 1. 380 p.
3. ALTMAN, Cristina (Org.) . D.E.L.T.A. Em Homenagem a Mattoso Câmara (1904-1970) (no. especial). 20. ed. São Paulo: EDUC, 2004. 164 p.
4. ALTMAN, Cristina . A Pesquisa Lingüística No Brasil: 1968-1988. 1. ed. SAO PAULO: HUMANITAS, 1998. 317 p.
5. ALTMAN, Cristina . Unificação e Diversificação da Lingüística. Pesquisa documental de produção lingüística brasileira contemporânea (1968-1988). 1. ed. Munique: Lincom Europa, 1995. v. 1. 198 p.

Capítulos de livros publicados

1. ALTMAN, Cristina ; COELHO, Olga . Por ocasião dos 40 anos da ABRALIN. In: Dermeval da Hora; Eliane Ferraz Alves; Lucienne C.Espíndola. (Org.). ABRALIN: 40 anos em cena. João Pessoa: Editora da UFPB, 2009, v. , p. 261-283.
2. ALTMAN, Cristina . Os eternos gramáticos -- algumas considerações sobre norma e prescrição lingüística. In: Dieli Vesaro Palma; Maria Mercedes Saraiva Hackerott; Neusa Barbosa Bastos; Rosemeire Leão Silva Faccina. (Org.). 80 anos. Homenagem a Evanildo Bechara.. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008, v. , p. 69-84.
3. ALTMAN, Cristina . Artigos e pronomes na tradição lingüística missionária da língua mais falada na costa do Brasil. In: Martina Schrader-Kniffki; Laura Morgenthaler García. (Org.). La Romania en interacción: entre historia, contacto y política. Frankfurt am Main: Vervuert, 2007, v. , p. 837-854.
4. ALTMAN, Cristina . As línguas gerais sul-americanas e a empresa missionária: linguagem e representação nos séculos XVI e XVII. In: José Ribamar Bessa Freire; Maria Carlota Rosa. (Org.). Línguas Gerais Política Lingüística e Catequese na América do Sul no Período Colonial. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2003, v. , p. 57-83.
5. ALTMAN, Cristina . Between structure and history: The search for the specificity and the originality of Brazilian Linguistic production. In: John E. Joseph; Hans-Josef Niederehe; Sheila Embleton. (Org.). The emergence of the Modern Language Sciences: Studies on the Transition from Historical-Comparative to Structural Linguistics in honour of E. F. Konrad Koerner. Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins, 1999, v. 1, p. 245-257.
6. ALTMAN, Cristina . Fragmentos do século XX. Bibliografia cronológica e comentada sobre produção lingüística brasileira.. In: Eberhard Gärtner. (Org.). Pesquisas lingüísticas em Portugal e no Brasil. Frankfurt/Main; Madrid: Vervuert: Iberoamericana, 1997, v. , p. 41-78.
7. ALTMAN, Cristina . Linguistic Research In Brazil: 1968-1988. In: Kurt R. Jankowsky. (Org.). MULTIPLE PERSPECTIVES ON THE HISTORICAL DIMENSIONS OF LANGUAGE. MÜNSTER: NODUS PUBLIKATIONEN, 1996, v. , p. 163-170.
8. ALTMAN, Cristina . Das 'Lições' aos 'Princípios de Lingüística Geral'. Um momento de conversão estruturalista em Mattoso Câmara. In: Hugo Mari; Ivan Domingues; Julio Pinto. (Org.). Estruturalismo: Memória e Repercussões. Rio de Janeiro: Diadorim, 1996, v. 1, p. 27-38.

Textos em jornais de notícias/revistas

1. ALTMAN, Cristina . Quantas são as línguas faladas no mundo?. CiênciaHoje, São Paulo, p. 7 - 7, 01 nov. 2000.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1. ALTMAN, Cristina ; COELHO, Olga ; BORGES, P. ; CRUDIS, J. ; DANNA, S. M. D. G. ; RAGI, R. ; LIMA, F. M. ; GURGEL, S. ; COHN, Vitória ; MUNIZ, Thiago ; MYASAWA, Álvaro ; OLIVEIRA, Alexandre ; VIANI, Renan . A construção da metalinguagem gramatical na tradição descritiva tupinambá (séculos XVI-XIX). In: XV Congreso Internacional de la ALFAL, 2008, Montevideo. XV Congreso Internacional de la ALFAL, 2008, Montevideo. Trabajos, 2008.
2. ALTMAN, Cristina . Colonialism, scientific expeditions and linguistic Typology in 19th century Brazil. In: Tenth International Conference on the History of the Language Sciences, 2007, Urbana-Champaign. History of Linguistics 2005. Amsterdam/ Philadelphia : John Benjamins, 2007. v. 112. p. 212-227.
3. ALTMAN, Cristina ; PARADA, Vânia . O Catálogo de Lorenzo Hervás, ou a Babel Americana .. In: XV Encontro Nacional da ANPOLL., 2000, Niterói. O Tratamento da Diversidade Lingüística (folder), 2000. p. 6-6.
4. ALTMAN, Cristina . From 'Insula Vera Crux' to 'Terra Brasiliensis'. History, (Hi)Stories and Historiography of Brazilian Linguistics. In: 7th International Congress on the History of the language Sciences, 1999, Oxford. History of the Linguistics 1996: Paper from the 7th International Congress on the History of the language Sciences. Amsterdam & Philadelphia : John Benjamins, 1999. v. 2. p. 71-80.
5. ALTMAN, Cristina . As Gramáticas das línguas gerais sul-americanas como um capítulo da historiografia lingüística ocidental. In: I Congreso Internacional de La Sociedad Española de Historiografia Lingüística, 1997, La Coruña. Anais del I Congreso Internacional de la Sociedad Española de Historiografia Lingüística, 1997. p. 151-160.
6. ALTMAN, Cristina . A questão das 'influências´ na produção lingüística brasileira (1940-1960). In: I Congresso Internacional da ABRALIN, 1996, Salvador. Atas do I Congresso Internacional da ABRALIN. Conferências e Mesas-Redondas, 1996. p. 438-443.
7. ALTMAN, Cristina . 25 anos sem Mattoso Câmara.. In: XLIII Seminário do GEL, 1996, Taubate, 1996. v. 25. p. 18-19.
8. ALTMAN, Cristina . História,Histórias e Historiografia da Lingüística Brasileira.. In: XLIII Seminário do GEL, 1996, Taubate. Anais do XLIII Seminário do GEL, 1996. v. 25. p. 75-83.
9. ALTMAN, Cristina . Linguistic Research in Brazil. In: VI ICHoLS, 1996, Washington. Perspectives on the Historical Dimensions of Language. Münster : Nodus Publikationen, 1996. p. 163-170.
10. ALTMAN, Cristina . From 'Insula Vera Crux 'to 'Terra Brasiliensis': History, (hi)stories and the historiography. In: VII International Conference on the History of the Language Sciences, 1996, Oxford. History of Linguistics 1996. Amsterdam & Philadelphia : John Benjamins, 1996. p. 71-80.
11. ALTMAN, Cristina . Trinta anos de Lingüística Brasileira. O caso do GEL. In: XLII Seminário do GEL, 1995. Estudos Lingüísticos. Anais do 42º Seminário do GEL, 1995. p. 6-18.
12. ALTMAN, Cristina ; FRANÇA, A. M. R. ; GIMENES, Luciana ; OLIVEIRA, R. C. ; COELHO, O. F. ; LEITE, V. . Mapeamento da produção lingüística nos 25 anos do GEL. In: XLII Seminário do GEL, 1995. Estudos Lingüísticos. 42º Seminário do GEL, 1995. v. 24. p. 50-57.
13. ALTMAN, Cristina . História, Histórias e Historiografia da Lingüística Brasileira. In: 43o. Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1995, Riberião Preto. Anais do 43o. Seminário do GEL, 1995. p. 75-83.
14. ALTMAN, Cristina ; FRANÇA, A. M. R. ; OLIVEIRA, R. C. ; GIMENES, Luciana ; LEITE, V. . Mapeamento da produção lingüística nos 25 anos do GEL. In: 42º. Seminário do GEL, 1994, São Paulo. Anais do 42o. Seminário do GEL, 1994. p. 50-57.
15. ALTMAN, Cristina . Linguistic Research in Brazil (1968-1988). In: VI international Conference on the History of the Language Sciences (VI ICHoLS), 1993, Washington. Multiple Perspectives on the Historical Dimensions. Münster : Nodus, 1993. p. 163-170.
16. ALTMAN, Cristina . Critérios de avaliação e julgamento de competência lexical e desempenho vocabular: aspectos sócio-lingüístico-culturais. In: XXXVI Seminário do GEL, 1989. Estudos Lingüísticos. Anais do 36º Seminário do GEL, 1989. v. 1. p. 266-278.
17. ALTMAN, Cristina . Alguns aspectos da pequisa lingüística no Brasil. In: XXXVII Seminário do GEL, 1989, Lorena, 1989.
18. ALTMAN, Cristina . Critérios de avaliação e julgamento de compstência lexical e desempenho vocabular: aspectos sócio-lingüístico-culturias. In: 35o. Seminário do GEL, 1988, São Paulo. Estudos Lingüísticos. Anais do 36o. Seminário do GEL, 1988. p. 266-278.

Resumos publicados em anais de congressos

1. ALTMAN, Cristina . Proyeto de Documentación Lingüística e Historiográfica (1549-1850). In: IV Congreso Internacional de Lingüística Misionera, 2006, Valladolid. Caderno de Resúmenes, 2006. p. 2-2.
2. ALTMAN, Cristina . The Tupis, the Tapuias, and Portuguese in the colonial language policies in Southern Brazil. In: III International Conference on Missionary Linguistics, 2005, Hong Kong. III International Conference on Missionary Linguistics. HoNg, Kong : Hong Kong Institute of Science and Technology, 2005. v. 1. p. 1-1.
3. ALTMAN, Cristina . Organização social, diferenças culturais e classificadores nominais. Revisitando o relativismo lingüístico. . In: XIV Congresso da ALFAL, 2005, Monterrey. XIV Congresso da ALFAL, 2005. v. 1. p. 1-1.
4. ALTMAN, Cristina . Três momentos, três histórias e três lingüísticas na lingüística brasileira do século XX. In: 53o. Seminário do GEL, 2005, São Carlos. Resumos, 2005.
5. ALTMAN, Cristina . Tupi, Guarani and the search for the mother tongue. In: II Conference On Missionary Linguistics, 2004, São Paulo. Meeting Handbook, 2004. p. 5-6.
6. ALTMAN, Cristina . Mattoso Câmara e o Círculo Lingüístico de Nova Iorque. In: Congresso Internacional de Língua Portuguesa, 2004, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos, 2004. p. 1-1.
7. ALTMAN, Cristina . Entre a estrutura e a história: influência, originalidade e clima de opinião. In: 52o. Seminário do Grupo de estudos Lingüísticos do estado de São Paulo, 2004, Campinas. caderno de Resumos do 52o. Seminário do GEL, 2004.
8. ALTMAN, Cristina . Políticas Lingüísticas. In: Simpósio Comemorativo: 450 de São Paulo, 2004, São Paulo. A língua Portuguesa em São Paulo, 2004.
9. ALTMAN, Cristina . Filologia e Lingüística -- Outra Vez. In: 10o. Congresso do Instituto de Pesquisas Lingüísticas 'Sedes Sapientiae', 2004, São Paulo. caderno de Resumos, 2004.
10. ALTMAN, Cristina . Tupi and Guarani: War and Linguistic Typology in Nineteenth-Century South Brazil. In: Annual Colloquium of The henry Sweet Society for the History of Linguistic Ideas, 2004, Oxford. Abstract of papers, 2004. p. 1-1.
11. ALTMAN, Cristina . Tupi, Guarani and the search for the mother tongue. In: II International Conference on (Missionary-)Colonial Linguistics (1492-1850), 2004, São Paulo. Abstracts, 2004. p. 1-1.
12. ALTMAN, Cristina . Revisiting Linguistic Relativity. In: I International Conference on Missionary Linguistics, 2003, Oslo. Meeting Handbook of the I International Conference on Missionary Linguistics, 2003. p. 1-1.
13. ALTMAN, Cristina ; CRUZ, Aline ; GIMENES, Luciana . Critérios e critérios de classificação das línguas do Brasil. In: IV Colóquio sobre Línguas Gerais: Textos e edições., 2003, Rio de Janeiro. Resumos do IV Colóquio sobre Línguas Gerais, 2003.
14. ALTMAN, Cristina . Revisiting linguistic relativity .. In: I International Conference on Missionary Lingusitics, 2003, Oslo. Conference handbook, 2003. p. 1-1.
15. ALTMAN, Cristina . Da lingüística missionária à lingüística geral ou, uma pequena provocação a Oesterreicher .. In: XIII Congresso Internacional da ALFAL, 2002, San Juan. Cuaderno de Resúmenes, 2002. p. 1-1.
16. ALTMAN, Cristina . Considerações sobre a diversidade lingüisticamente humana .. In: XVII Encontro Nacional da ANPOLL, 2002, Gramado. Resumos do GT de Historiografia da Lingüística Brasileira, 2002. p. 1-1.
17. ALTMAN, Cristina . Que história é essa? Esclarecimentos a um Assessor da Fapesp.. In: XLIX Seminário do GEL, 2001, Marília. Caderno de Resumos do XLIX Seminário do GEL, 2001. p. 106.
18. ALTMAN, Cristina . Que história é essa? Esclarecimentos a um assessor da Fapesp .. In: 49o. Seminário do GEL, 2001, Marília. Resumos, 2001.
19. ALTMAN, Cristina ; PARADA, Vânia . O Catálogo de Lorenzo Hervás, ou a Babel Americana.. In: XV Encontro Nacional da ANPOLL, 2000, Rio de Janeiro, 2000. p. 6.
20. ALTMAN, Cristina . A forma e o sentido das línguas do Brasil: linguagem e poder no Brasil Colonial.. In: V Congresso Internacional da Brazilian Studies Association., 2000, Recife. p. 3.
21. ALTMAN, Cristina . The 'Brazilian connection'in the history of North American linguistics: The notebooks of Joaquim Mattoso Câmara (1943-1944).. In: Reunião anual da North american Association for the History of the Language Sciences, 1999, Los Angeles, 1999. p. 36.
22. ALTMAN, Cristina . Universality and Diversity in Missionary Grammars.. In: VIII Internacional Conference on the History of Language Sciences., 1999, Saint-Cloud. Résumés, 1999. p. 2.
23. ALTMAN, Cristina . Universality and Diversity in Missionary Grammars .. In: VIII International Conference on the History of Language Sciences. (VIII ICHOLS), 1999, Saint Cloud. Résumés, 1999. p. 2-2.
24. ALTMAN, Cristina . A Arte Gramatical .. In: IV Encontro dos Alunos da Pós Graduação em Lingüística/ Historiografia da Lingüística Brasileira (IV MINI-ENAPOL), 1999, São Paulo. Resumos (IV MINI-ENAPOL), 1999.
25. ALTMAN, Cristina . The Early Days of the Cercle Linguistique de New York -- Jakobson, Lévi-Strauss and others in the eyes of a Brazilian linguist .. In: Linguistic Lunch, 1999, Cambridge, MA. Abstracts, 1999.
26. ALTMAN, Cristina . The Brazilian connection in the history of North American linguistics: The notebooks of Joaquim Mattoso Câmara (1943 1944). . In: Reunião Anual da North American Association for the History of the Language Sciences (NAAHoLS), 1999, Los Angeles. Conference Handbook, 1999. p. 36-36.
27. ALTMAN, Cristina . South American Missionaries and the Components of a Descriptive Grammar.. In: Reunião anual da North american Association for the History of the Language Sciences, 1998, Nova Yorque. Bulletin fo the Henry Sweet Society for the Hisotry of Linguistic Ideas, 1998. p. 35.
28. ALTMAN, Cristina . Rules and 'Use'in the 16th and 17th grammars of South American Languages. . In: Reunião Anual da Henry Sweet Society for the History of Linguistic Ideas., 1998, Amsterdam, 1998. p. 20.
29. ALTMAN, Cristina . South American missionaries and the components of a descriptive grammar. In: Annual Meeting of the North American Association for the History of the Language Sciences, 1998, Nova Iorque. Conference Handbook, 1998. p. 35-35.
30. ALTMAN, Cristina . Rules and Use in the 16th and 17th grammars of South American Languages.. In: Reunião Anual da Henry Sweet Society for the History of Linguistic Ideas, promovido pelas Universiteit Amsterdam, Vrei Universiteit Amsterdam e Rijks Universiteit Leiden., 1998, Amsterdam. Colloquium Handbook, 1998. p. 20-20.
31. ALTMAN, Cristina . Para uma história das práticas lingüísticas .. In: III Encontro Setorial do GT Historiografia da Lingüística Brasileira, 1998, Campinas. Resumo do Encontro (folder do GT), 1998.
32. ALTMAN, Cristina . South American Missionaries and the Components of a Descriptive Grammar .. In: Reunião Anual da North American Association for the History of the Language Sciences (NAAHoLS), 1998, Noba Iorque. Conference Handbook, 1998. p. 35-35.
33. ALTMAN, Cristina . As gramáticas das 'língua gerais´ Sul-Americanas como um capítulo da Historiografia Lingüística Ocidental. In: I Congresso Internacional de la Sociedad Española de Historiografia Lingüística, 1997, A Coruña. Actas del I Congresso Internacional de la Sociedad Española de Historiografia Lingüística. Madrid : Arco Libros, 1997. p. 151-160.
34. ALTMAN, Cristina . Tupi or not Tupi, That's the question - the grammars of 'general languages'and the missionary enterprise.. In: Reunião anual da North American Association for the History of the Language Sciences, 1997, Chicago. LSA Abstracts, 1997. p. 34.
35. ALTMAN, Cristina . South American Missionaries and the Description of the General Languages.. In: Reunião Anual da Henry Sweet Society for the History of Linguistic Ideas., 1997, Luton, 1997. v. 13. p. 20-21.
36. ALTMAN, Cristina . South American Missionaries and the description of the General Languages. In: Annual Meeting of the Henry Sweet Society for the History of Linguistic Ideas, 1997, Luton. HSS Newsletter, 1997. p. 20-21.
37. ALTMAN, Cristina . Tupi or not Tupi , that s the question -- the grammars of general languages and the missionary enterprise. . In: Annual Meeting of the North American Association for the History of the Language Science, 1997, Chicago. Conferene Handbook, 1997. p. 34-34.
38. ALTMAN, Cristina . Coming out of the wilderness: Recent efforts to establish the historiography of Linguistics in Brazil.. In: Reunião anual da North american Association for the History of the Language Sciences, 1996, San Diego, 1996. p. 2.
39. ALTMAN, Cristina . A Formação do profissional de Letras e Lingüística. O Binômio Ensino e Pesquisa.. In: XII Encontro Nacional da ANPOLL, 1996, João Pessoa, 1996.
40. ALTMAN, Cristina . Coming out of the wilderness: Recent efforts to establish the historiography of Linguistics in Brazil. In: Annual Meeting of the NAAHoLS (Linguistic Society of America), 1996, San Diego. Conference Hadbook, 1996. p. 2-2.
41. ALTMAN, Cristina . Unification and Diversification in Liguistics. Documentary research of the contemporary Brazilian lingüístic production (1968-1988).. In: VI Internacional Conference on the History of Language Sciences., 1993, Washigton. Abstracts. Washington, 1993. p. 1-1.
42. ALTMAN, Cristina . Alguns aspectos da pesquisa lingüística no Brasil. In: 37o. Seminário do GEL, 1989. Caderno de Resumos, 1989. p. 1-1.
43. ALTMAN, Cristina . Elementos para uma reflexão sobre métodos de analise lexical. In: 40 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1988, São Paulo, 1988. p. 258.
44. ALTMAN, Cristina . Elementos para uma reflexão sobre métodos de análise lexical.. In: 40. Reunião Anual da Sociedades Brasileira para o Progresso da Ciência, 1988, São Paulo. Caderno de Resumos SBPC, 1988. p. 222-222.
45. ALTMAN, Cristina . Elementos para uma análise lexicológica dos manuais didáticos de língua materna. In: 38 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1986, Curitiba, 1986. p. 224.
46. ALTMAN, Cristina . Elementos para uma análise lexicológica dos manuais didáticos de língua materna. In: 38a. Reunião Anual da Scoiedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1986, Curitiba. Cadernos de Resumos SBPC, 1986. p. 222-222.
47. ALTMAN, Cristina . Ensino do Léxico: competência e desempenho. In: 37 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1985, Belo Horizonte, 1985. p. 160.
48. ALTMAN, Cristina . Ensino do Léxico: Competência e desempenho.. In: 37a. Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 1985, Belo Horizonte. Caderno de Resumos, 1985. p. 222-222.

Demais tipos de produção bibliográfica

1. ALTMAN, Cristina ; ZWARTJES, Otto . Introduction and Acknowledgments. Amsterdam & Philadelphia: John Benjamins, 2005 (Introdução a livro editado).
2. ALTMAN, Cristina . Meeting Handbook II International Conference on Missionary Linguistics. São Paulo 2004 (Introductory note to the II International Conference on Missionary Linguistics).
3. ALTMAN, Cristina . II International Conference on Missionary Linguistics (1492-1850). São Paulo 2004 (Texto de divulgação).
4. ALTMAN, Cristina . Historiografia da Lingüística Brasileira. São Paulo: Humanitas, 2004 (Apresentação ao Boletim 7 (CEDOCH)).
5. ALTMAN, Cristina . Boletim VII do CEDOCH. São Paulo, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
6. ALTMAN, Cristina ; FRANCHI, C. . Depoimento de Carlos Franchi em 'primeira pessoa do singular'. São Paulo: Contexto, 2002 (Edição de entrevistas).
7. ALTMAN, Cristina . Apresentação à Revista do GEL (no. especial). Em Homenagem a Carlos Franchi. 2002 (Apresentação à Revista do GEL).
8. ALTMAN, Cristina . Revista do Gel. São Paulo, 2002. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
9. ALTMAN, Cristina . As Linguas do Brasil: Tipos, Variedades e modalidades discursivas.. São Paulo: humanitas, 2001 (Texto de divulgação).
10. ALTMAN, Cristina . Boletim 6 (CEDOCH). Em Homenagem a Ataliba de Castilho. São Paulo: Humanitas, 2001 (Apresentação ao Boletim 6 (CEDOCH)).
11. ALTMAN, Cristina ; COELHO, O. F. ; CRUZ, Aline . Ataliba de Castilho, por Ataliba de Castilho. São Paulo: Humanitas, 2001 (Edição de entrevistas).
12. ALTMAN, Cristina . Comisión de Historiografia Lingüística (ALFAL). São Paulo: Humanitas, 2001 (Resumo de projeto).
13. ALTMAN, Cristina . Boletim VI Historiografia da Lingüística Brasileira.. São Paulo, 2001. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
14. ALTMAN, Cristina . Resenha a: Histoire de la pensée linguistique. Analyse du langage et réflexion linguistique dans la culture occidentale, de l'Antiquité au XIXe. siècle, de Pierre Swiggers.. Nova Iorque: Word, 2000 (Resenha).
15. ALTMAN, Cristina . Aryon Rodrigues, por Aryon Rodrigues. São Paulo: Humanitas, 2000 (Textos editados).
16. ALTMAN, Cristina ; FRANÇA, Angela ; GIMENES, Luciana ; COELHO, O. F. ; TASHIRO, Eliza ; STUTZ, Erani ; Parada, Vania ; Christino, Beatriz ; BATISTA, Ronaldo . O Tratamento da Diversidade Lingüística -- séc. XVI, XVII, XVIII, XIX e XX. São Paulo: CEDOCH-DL-USP, 2000 (Textos editados).
17. ALTMAN, Cristina ; FRANÇA, Angela ; Christino, Beatriz ; GIMENES, Luciana ; COELHO, Olga ; Parada, Vania . O Tratamento da Diversidade Lingüística. as Linguas do Brasil: Tipos, variedades e modalidades dircursivas. São Paulo: Humanitas, 2000 (Textos editados).
18. ALTMAN, Cristina . Relatório das atividades do GT de Historiografia da Lingüística Brasileira 1998-2000. Niterói: ANPOLL, 2000 (Relatório).
19. ALTMAN, Cristina . Boletim 5 (CEDOCH). Em Homenagem a Aryon Rodrigues.. São Paulo: Humanitas, 2000 (Apresentação ao Boletim 5).
20. ALTMAN, Cristina . Caderno de Resumos e Programa do III Encontro de Alunos da Pós-Graduação em Lingüística da USP. São Paulo: Humanitas, 2000 (Apresentação).
21. ALTMAN, Cristina . Caderno de Resumos e Programa do III Encontro de Alunos da Pós-Graduação em Lingüística da USP. São Paulo: Humanitas, 2000 (Apresentação).
22. ALTMAN, Cristina . Resenha a Madureira Feijó, Ortografista do século XVIII: para uma história da aortografia portuguesa, de Maria Filomena Gonçalves.. Oxford: Bulletin of the Henry Sweet Society for the History of Linguistic Ideas, 1999 (Resenha).
23. ALTMAN, Cristina . Boletim IV do GT de Historiografia da Lingüística (ANPOLL). Em homenagem a Sílvio Elia (1913-1998). São Paulo: Humanitas, 1999 (Apresentação ao Boletim 4 (CEDOCH)).
24. ALTMAN, Cristina . Sílvio Elia, por Sílvio Elia. São Paulo: Humanitas, 1999 (Textos editados).
25. ALTMAN, Cristina . Boletim 3 (CEDOCH). GT Historiografia da Lingüística Brasileira da ANPOLL. Plano de trabalho 1998-2000 1999 (Apresentação ao Boletim 3 (CEDOCH)).
26. ALTMAN, Cristina . Resenha a Romani in Contact. The History, Struture and Sociology of a Language (= Current Issue in Linguistic Theory, 126). Ed. por Yaron Matras. New York: Word, 1998 (Resenha).
27. ALTMAN, Cristina . Relatório das atividades do GT de Historiografia da Lingüística Brasileira 1995-1997. Capinas: ANPOLL, 1998 (Relatório).
28. ALTMAN, Cristina . Boletim 2 (CEDOCH). III Encontro Setorial e XIII Encontro nacional da ANPOLL. 1998 (Apresentação ao Boletim 2 (CEDOCH)).
29. ALTMAN, Cristina . A questão das influências em historiografia lingüística. Recife: UFPE, 1998. (Tradução/Artigo).
30. ALTMAN, Cristina . Transcrição e edição da conferência: Knowledge of History and Theory Construction in Modern Linguistics, proferida por Noam Chomsky na Univ. São Paulo em 1996. São Paulo: DELTA, 1997 (Textos editados).
31. ALTMAN, Cristina . Diagramação e edição do folder de divulgação do Seminário de Editoração e Publicação Científica - em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: FFLCH, 1997 (Textos editados).
32. ALTMAN, Cristina . Resenha a .... and the Word was God. Missionary Linguistics and Missionary Grammar. Ed. por Even Hovdhaugen. Amsterdam: John Benjamins, 1997 (Resenha).
33. ALTMAN, Cristina . Resenha do livro: A paradigm lost: The linguistic theory of Mikolaj Kruszewski. ( Studies in the History of the Language Sciences 73), de Joana Radwanska Williams. New York: Word, 1997 (Resenha).
34. ALTMAN, Cristina . The Grupo de Trabalho 'Historiografia da Lingüística Brasileira'. Oxford: Bulletin of the Henry Sweet Society for the History of Linguistic Ideas, 1997 (Texto de divulgação).
35. ALTMAN, Cristina . Historiografia da Lingüística Brasileira. 1997 (Textos editados).
36. ALTMAN, Cristina . Boletim 1 do GT de Historiografia da Lingüística Brasileira da ANPOLL 1997 (Apresentação ao Boletim 1 (CEDOCH)).
37. ALTMAN, Cristina ; MOSCA, L. L. S. . Lingüística e Filologia: o eterno debate. São Paulo: Filologia e Lingüística Portuguesa, 1997. (Tradução/Artigo).
38. ALTMAN, Cristina . "25 anos sem Mattoso Câmara". Edição e apres. aos textos de Leda Bisol, Válter Kehdi e Yonne Leite.. Taubaté: UNITAU, 1996 (Textos editados).
39. ALTMAN, Cristina . Questões que persistem em Historiografia da Lingüística. São Paulo: ANPOLL, 1996. (Tradução/Artigo).
40. ALTMAN, Cristina . A questão da metalinguagem na historiografia da lingüística. São Paulo: DELTA, 1996. (Tradução/Artigo).
41. ALTMAN, Cristina . Normas para apresentação de originais. Amsterdam: Historiographia Linguistica, 1996. (Tradução/Outra).
42. ALTMAN, Cristina ; FRANÇA, Angela ; GIMENES, Luciana ; COELHO, O. F. ; OLIVEIRA, R. C. ; LEITE, V. . Crônica das Atividades do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (1969-1994). São Paulo: GEL, 1994 (Texto de divulgação).
43. ALTMAN, Cristina . Resenha do livro: Dilemas da Educação - dos apelos populares à Constituição, de Herkenhoff, J. B.. São Paulo: O Estado de São Paulo, 1990 (Resenha).
44. ALTMAN, Cristina . Resenha do livro: Fernando de Azevedo: educação e transformação, de M. L. Penna. São Paulo: O Estado de São Paulo, 1988 (Resenha).
45. ALTMAN, Cristina . Resenha do livro: A escola Brasileira. Temas e Estudos, de R. Fischmann.. São Paulo: O Estado de São Paulo, 1987 (Resenha).
46. ALTMAN, Cristina . Resenha do livro: Um novo modelo de Universidade, de L. Prota.. São Paulo: O Estado de São Paulo, 1987 (Resenha).