A professora Ana Müller participou do ciclo de mesas-redondas e conferências ABRALIN ao vivo, mediando a mesa sobre desenvolvimentos recentes na área de Semântica Gramatical, composta por Ana Paula Quadros Gomes (UFRJ), Luciana Sanchez Mendes (UFF) e Nize Paraguassu Martins (UNESP):

"Nesta mesa-redonda discutimos e ilustramos aplicações recentes da semântica gramatical. Essa teoria tem sido aplicada com sucesso à descrição do português brasileiro, de nossas línguas indígenas e, a partir do material gerado por essas análises, aplicada ao ensino de português e de línguas indígenas. Chamamos de semântica gramatical à área da linguística que estuda o significado das sentenças apoiando-se no significado das categorias morfossintáticas e no modo como elas se compõe para formar constituintes e sentenças. Essa área também é conhecida como semântica lógica ou formal. ⠀
Esta mesa-redonda aponta o papel potencial da semântica gramatical na Educação Básica. Apesar de sua grande ausência da BNCC e dos livros didáticos este enfoque já vem sendo implementado em cursos de extensão, em curso na escola de verão da Abralin, em curso pós-graduação e em atividades para a educação básica. A mesa chama atenção para a existência de trabalhos acadêmicos sobre aspectos da semântica do português brasileiro, como o funcionamento dos pronomes indefinidos/quantificadores; substantivos singulares/ plurais; sentenças genéricas e episódicas; modificadores: diferentes tipos de adjetivos e advérbios.⠀
Além disso, a mesa ilustra a contribuição da semântica na descrição de nossas línguas indígenas e na elaboração de material didático para as escolas indígenas. Veremos como olhar para línguas não indo-europeias contribui ao mesmo tempo para uma maior compreensão das línguas humanas e para a elaboração da teoria semântica, uma vez que a semântica gramatical também investiga a existência de universais semânticos. Ilustramos esse ponto com os trabalhos já realizados sobre essas línguas".

Partipante(s)
Ana Müller
Data
Fri, 06/19/2020 - 19:00
Cartaz