Olga Ferreira Coelho Sansone

Atuação Profissional: 

Professora Doutora do Departamento de Linguística da USP

Formação Acadêmica: 

É mestre (1998) e doutora (2003) em Semiótica e Linguística Geral pela USP. Em 2010, realizou estágio de pós-doutorado na Tokyo University of Foreign Studies. Desenvolve projetos de pesquisa na área de Historiografia Linguística, sob os temas: processos de institucionalização da área de letras e lingüística no Brasil; metalinguagem na tradição gramaticográfica ibérica; motivações e métodos de descrição do português no Brasil (séculos XVI a XX). Atualmente é coordenadora do GT Historiografia da Linguística Brasileira na ANPoLL e editora da Revista do GEL
Atualmente é Professora Doutora no Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo, onde leciona na Graduação as disciplinas Elementos de Linguística I e II.

 

2010 – Pós-doutorado (Historiografia Linguística; Linguística Missionária)
Tokyo University of Foreign Studies, Tóquio, Japão.

2003 – Doutorado em Semiótica e Linguística Geral
Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1998 – Mestre em Semiótica e Linguística Geral
Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

1993 – Bacharelado em Linguística e Licenciatura em Português
Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Contato: 

Endereço acadêmico
Av. Professor Luciano Gualberto 403
Sala 24, Prédio das Letras
Fone: 11- 3091-4298
e-mail: ofcoelho@uol.com.br

Linha de pesquisa, grupos e projetos: 

História do conhecimento da linguagem e das línguas, historiografia e documentação linguísticas

Atua junto ao CEDOCH-DL-USP. No momento, seus principais interesses estão concentrados no projeto Documenta Grammaticae et Historiae (CNPq). O projeto visa à constituição de um dicionário etimológico de termos gramaticais de tradição ibero-americana. A docente responsabiliza-se pela supervisão da equipe que se dedica à produção descritiva sobre a Língua Portuguesa, cujas outras participantes são as seguintes pesquisadoras de iniciação científica: Bruna Polachini, Julia de Crudis Rodrigues, Mariana Araújo Braga, Mariana Carlos Maria Neto, Patrícia de Souza Borges e Stella Maris Detregiacchi Gabriel Danna.