GELH - Grupo de Estudos de Linguística Histórica

O grupo abordará questões ligadas aos mais variados aspectos da mudança linguística por meio de leituras, debates e apresentações informais.

O primeiro tópico tratado é a contribuição do hispanista e filólogo Roger Wright, da Universidade de Liverpool, cuja abordagem “sociofilológica” integra as descobertas da sociolinguística com as análises tradicionais da filologia e da linguística histórica. O impacto da obra wrightiana tem sido de grande significância para a área da filologia românica, revigorando os debates sobre o estranho fato de o latim ter se transformado em várias línguas diferentes.

Linguistas e filólogos, romanistas e latinistas, historiadores ou simples curisos são muito bem-vindos aos encontros do grupo.

Quem quiser uma ideia do conteúdo dos primeiros tópicos pode ler a “Introdução” (apenas 4 páginas) do livro de Wright, Late Latin and Early Romance in Spain and Carolingian France (Liverpool: Francis Cairns, 1980),  disponível no Xerox (Professor: Thomas Finbow, Pasta: Grupo de Extensão).

Contato: Prof. Thomas Finbow (DL), Sala 21.

E-mail: thomas.finbow@usp.br.