Convênios Vigentes

As parcerias listadas abaixo, estabelecidas em todas as subáreas do programa, têm sido produtivas para o fortalecimento da Pós-Graduação em Linguística no Brasil, a formação de pesquisadores e o desenvolvimento de pesquisa qualificada. 

 

Intercâmbios Nacionais

- Com o Museu Paraense Emílio Goeldi do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. Cooperação no estudo de línguas indígenas brasileiras, especialmente as da região amazônica. A parceria enseja, neste momento, uma coorientação de doutorado, de Ana Carolina Alves, orientada, no Programa, por Luciana Storto, e coorientada por Ana Vilacy Galucio, do Museu Emílio Goeldi. A aluna realizou em 2015 estágio sanduíche na Universidade de Oregon (EUA) sob supervisão de Spike Guildea. A colaboração gerou em 2015 esta publicação: Moore, D. ; Galucio, A. V. ; Picanco, G. ; Storto, L. R. ; Meira, S. ; Drude, S. ; Birchall, J. ; Gabas Junior, N. ; Rodrigues, C. "Genealogical Relations and Lexical distances within the Tupian Linguistic Family". Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 10, p. 229-274, 2015. 

- Com a Unicamp, a UFBA e outros programas de Pós da USP, nas áreas de Humanidades e Exatas: participação do professor Marcello Modesto, do Programa, no projeto "A língua portuguesa no tempo e no espaço: contato linguístico, gramáticas em competição e mudança paramétrica", coordenado por Charlotte Galves (Unicamp). A iniciativa visa revisitar a história do português do século XV ao XXI, em Portugal e no Brasil, em abordagem comparativa baseada na noção de parâmetro, tal como formulada na Teoria de Princípios e Parâmetros, em particular nos seus últimos desdobramentos no quadro do Programa Minimalista. Para atingir tais objetivos, trabalha-se com textos anotados disponíveis no Corpus Tycho Brahe, nos quais é possível fazer buscas automáticas de construções sintáticas. No Programa, o projeto vem servindo como importante fonte de dados sobre o português histórico e, em 2015, rendeu duas apresentações em eventos científicos. 

- Com a Universidade Federal de Minas Gerais: projeto "VerbOnLine", representado pelos docentes do Programa de Linguística da USP Marcos Lopes e Marcelo Ferreira e por Márcia Cançado pelo Programa da UFMG. Consiste na informatização do Catálogo de Verbos do Português Brasileiro, de autoria de Cançado, Godoy e Amaral (2013), que classifica verbos do PB de acordo com a decomposição de seus predicados, apresentando sua estrutura argumental, suas alternâncias sintáticas e exemplos de uso extraídos de corpora. Os dados do catálogo foram transformados em um banco de dados SQL e serão consultáveis publicamente através uma interface gráfica na Web. Dessa forma, num futuro muito próximo, as informações desse importante trabalho linguístico das colegas de Minas Gerais, até então em forma de livro, estarão ao alcance livre e gratuito de pesquisadores e professores. O projeto foi iniciado ao final de 2013 e recebe apoio do CNPq, através do Edital Universal. Além disso, o IME (Instituto de Matemática e Estatística), também da Universidade de São Paulo, interessou-se em firmar parceria técnica nesse projeto e vai oferecer apoio material e humano através de seu CCSL (Centro de Competência em Software Livre) para hospedagem Web do banco de dados e suporte aos usuários. A previsão é que a publicação na Web do sistema completo se dê até o final de 2016. 

 

Intercâmbios Internacionais

Participantes do Programa: Ana Müller. Colegas de outras instituições brasileiras: Maria José Foltran (UFPR), Coordenadora; Roberta Oliveira (UFSC/UFPR); Maria Cristina Figueiredo (UFPR) e Ana Paula Gomes (UFRJ). Participantes do exterior: Henriëtte De Swart (UiL-OTS, Utrecht University), Coordenadora, e Jenny Doetjes (Uleiden). Projeto CAPES-NUFFIC: "Os efeitos da modificação na referencialidade" (2013-2016). Trata-se de investigar uma hipótese de explicação para os efeitos da modificação no licenciamento e no bloqueio de certos sintagmas nominais. No mesmo viés metodológico da pesquisa já em andamento na Holanda, este projeto busca suporte psicolinguístico tanto através de análise de corpora quanto de experimentos off e on line. Ele está centrado na análise do português brasileiro contemporâneo em relação a outras línguas, em especial as línguas românicas e o Karitiana (língua do tronco Tupi). 

- Participantes do Programa: Cristina Altman. Projeto "Revitalizing older linguistic documentation" e LETERLING (Lexicón de términos linguísticos), com o subprojeto Documenta Grammaticae et Historiae (financiado, em sua primeira fase, pelo CNPq). O projeto de cooperação é coordenado, internacionalmente, pelo professor Otto Zwartjes, do Center of Language and Communication da Universidade de Amsterdam. No Programa, tem permitido o desenvolvimento de dissertações (2 concluídas e 1 em andamento 2013) e teses (2 em andamento em 2013) dentro da metodologia desenvolvida em cooperação, além de publicações e produções técnicas como a elaboração do Portal do Projeto Documenta (www.fflch.usp.br/dl/documenta). 

- Participantes do Programa: Raquel Santana Santos (Coordenadora) e Jairo Morais Nunes. Convênio entre a Universidade de São Paulo e a Universidad del País Vasco (Espanha). Este convênio tem por objetivos gerais desenvolver pesquisas conjuntas sobre temas de interesse comum; organizar seminários, workshops ou outras reuniões acadêmicas; promover o intercâmbio de material acadêmico e científico e o intercâmbio de professores e alunos de pós-graduação. Atividades do convênio em 2013: (i) visita acadêmica dos participantes estrangeiros ao Departamento de Linguística da USP, ocasião em que, além de tratarem da formalização do acordo, proferiram duas conferências no programa; (ii) pós-doutorado de Raquel Santana Santos; (iii) pós-doutorado de Jairo Morais Nunes; (iv) curso de pós-graduação Topics in Language Acquisition, por Raquel Santana Santos, para a Pós-Graduação em Linguística na Universidad del País Vasco; (v) curso de pós-graduação Agree, Triggers for Overt Movement and Linearization of Chains at LF, para a Pós-Graduação em Linguística da Unviersidad del País Vasco, (vi) participação em grupo de pesquisa Hizkuntzalaritza Teorikorako Taldea (Grupo de Linguística Teórica), coordenado por Dra. Myriam Uribe-Etxebarria, de Raquel Santana Santos; (vii) participação em grupo de pesquisa Hizkuntzalaritza Teorikorako Taldea (Grupo de Linguística Teórica), coordenado por Dra. Myriam Uribe-Etxebarria, de Jairo Morais Nunes; (viii) palestra Deletion of Reflexive Clitics in European Portuguese and its consequences for the theory of Control, de Jairo Morais Nunes, para a série Conferências en Linguística Formal, organizada na Universidad del País Vasco; (ixi) parecer ad hoc para artigo para publicação por Dr. Vidal Valmala, da Universidad del Pais Vasco; (x) formalização e assinatura do convênio. 

- Participante do Programa: Luciana Storto (coordenadora), com a professora Patience Epps da Universidade do Texas, financiado pelo programa ELDP do SOAS da University of London. Projeto "Documentation of Dâw, a Nadahup Language of Brazil". Participantes discentes: Jessica Costa e Wallace Andrade (mestrandos). . Novo financiamento para continuidade do projeto obtido junto à FAPESP e à UTexas sob o título "Contact and Change in Northwestern Amazonia", iniciado em outubro de 2015 (com duração de 2 anos), envolvendo Luciana Storto e Patience Epps (responsáveis), os pós-graduandos Maurício Carvalho, Karolin Obert e Lucas Cavalini Barboza, as também professoras do Programa de Linguística da USP Evani Carvalho e Esmeralda Negrão, e Danilo Paiva (Pós-doutorando em Antropologia, USP). 

- Participantes do Programa: Raquel Santana Santos (coordenadora) e Jairo Nunes. No exterior: Leo Wetzels (Universiteit Amsterdam, Holanda). Acordo de Cooperação acadêmica na área de Linguística a fim de promover o intercâmbio de docentes/pesquisadores e pós-graduandos das respectivas instituições para fins de pesquisa, ensino e estudo; desenvolver pesquisa conjunta em tópicos de interesse comum; organizar seminários, workshops ou outras reuniões acadêmicas em conjunto. Vigência: 16-11-2015 a 15-11-2020. 

- Participante do Programa: Margarida Petter (coordenadora). Participante no exterior: Manfred von Roncador (coordenador). Convênio entre a FFLCH-USP e a Universidade de Bayreuth, que estabelece o intercâmbio de alunos e professores entre as duas universidades, e tem o objetivo específico de permitir a dupla titulação de doutores. O primeiro estudante a participar dessa modalidade foié o aluno Paulo Jeferson Pilar Araújo, do Programa, que esteve, com bolsa da CAPES, na universidade alemã por um ano, onde foi co-orientado pelo Pprofessor Von Roncador. A defesa da tese, na linha de pesquisa Descrição de línguas não-indo-europeias (subárea de linguística africana), ocorreu no primeiro semestre de 2013, no Brasil, com banca composta por linguistas das duas universidades. 

- Participante do Programa: Marcos Lopes. Participantes no exterior: Stevan Harnad, Odile Marcotte, Alexandre Blondin-Massé, Mélanie Lord, todos professores da UQAM (Université du Québec à Montréal); Harnad é, ainda, professor das Universidades McGill (em Montreal) e Southhampton (Inglaterra). Pós-graduandos participantes: Viviane S. da Silva (Mestrado, USP) e Philippe Vincent-Lamarre (Doutorado, Univ. Ottawa). Vigência: de outubro de 2011 até o presente. Projeto: "Fundamentação simbólica do léxico dicionarizado". Apoio: Canada Research Chair in Cognitive Science e FAPESP (bolsa de pós-doutorado 2011-2012). Publicações associadas (só as que envolvem o participante do Programa): Picard, O. et al., "Hidden Structure and Function in the Lexicon". In: 10th International Workshop on Natural Language Processing and Cognitive Science, 2013, Marseille, França. Proceedings of NLPCS 2013, 2013. v. 1. p. 65-77; Aron, J. et al. "Why your brain may work like a dictionary", New Scientist, Sutton, 29 ago. 2013; Vincent-Lamarre, P. et al., "The Latent Structure of Dictionaries", Goldstone and Lupyan (ed.), "Discovering principles of cognition by mining large, real-world data sets", topiCS: Topics in Cognitive Science, 2016 (aceito; aguardando publicação); Lopes, M. & Santos, P., "Looking for a rational substratum constraining the cognition of spatial expressions", Methodological Studies, 2016, n. 35, p. 99-112 (aceito; aguardando publicação). É importante mencionar que a equipe completa desse projeto se reúne por videoconferência assiduamente (a cada quinze dias) desde 2012. Isso explica a continuidade da parceria, das publicações e das apresentações em congressos relacionadas ao projeto. 

- Participante do Programa: Raquel Santana Santos. Co-orientação de Gonzalo Spinoza, Universidad de Buenos Aires, Argentina. Tese de doutorado, com orientação de María Mare sobre Aquisição de Inglês por falantes de Espanhol.