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Pesquisa
GELI do DL/ USP tem como objetivo descrever e analisar as línguas indígenas a partir de modelos experimentais e formais. Fazemos uso de teorias experimentais e formalistas sobre cada fenômeno estudado a fim de elaborar questionários e protocolos de coleta de dados e buscamos descrever as línguas de modo que elas contribuam para o avanço das teorias em questão – corroborando ou falsificando hipóteses presentes na literatura. Trabalhamos também com os temas línguas em contato e linguística histórica.
Os principais temas estudados desde a criação do grupo em 2006 são: em fonética e fonologia, nasalidade, glotalização e acento tonal; em sintaxe, variação na ordem de constituintes, Caso, concordância, tópico, foco, estrutura argumental, aspecto e tempo, orações subordinadas, orações de cópula, ausência de determinantes, ausência de plural nominal, recursividade e negação; em semântica, nomes massivos e contáveis, pluracionalidade, definitude, modificadores, distributividade, modo, aspecto, evidenciais.
Informações
O grupo não se encontra semanalmente durante todo o ano, pois são várias as subáreas da linguística estudadas. Ocasionalmente são feitos encontros para discutir leituras do interesse de todos e uma vez por ano pelo menos realiza-se um workshop em que os trabalhos de pesquisa em andamento dos membros do grupo são apresentados. Contatar os coordenadores caso tenha interesse em participar do grupo.
Professores
Luciana Raccanello Storto trabalha na descrição e análise da língua Karitiana (família Arikém, tronco Tupi) desde 1992. Desenvolveu um projeto de alfabetização na língua Karitiana financiado pela NRF de 1993 a 1997, que alfabetizou dois terços da população Karitiana acima de 10 anos na sua língua materna. Em 2001 foi contratada como docente, coordenadora e consultora da área de Línguas, Artes e Literatura do Projeto Terceiro Grau Indígena, da Universidade Estadual do Mato Grosso, o primeiro curso universitário do país dirigido aos povos indígenas. Participou do Projeto Tupi Comparativo (2001-2005), uma iniciativa interinstitucional financiada pela Wenner Gren Foundation for Anthropological Research que estudou as relações genéticas dentro do tronco Tupi. Trabalha, desde 2002, em colaboração com o fonólogo experimental Didier Demolin, com quem escreveu uma série de artigos inéditos sobre a fonética e fonologia da língua Karitiana. Participou do projeto ELDP/SOAS da University of London (2013-2014) que documenta a língua Dâw em colaboração com Pattie Epps (U. Texas). Coordenou o projeto FAPESP-UTexas de 2016 a 2018. Fez concurso de Livre Docência na USP em 2020. Bolsista PQ2 do CNPq desde 2021.
Tem como objetivo desenvolver um grupo de pesquisa no DL da USP que estude as línguas indígenas à luz das teorias formais e que faça uma ponte entre elas e a tipologia. Para tanto, entre outras iniciativas, colabora atualmente com os professores Didier Demolin e Ana Muller do DL em projetos de fonologia experimental e semântica formal, respectivamente. Em sintaxe, trabalha com os temas caso, concordância, ordem de constituintes, estrutura argumental, tópico e foco, subordinação, orações não finitas, e, mais recentemente, aspecto. Em fonologia, trabalha com os temas nasalidade, tom, acento tonal, e, mais recentemente, glotalização. Tem orientado pesquisas de pós-graduação nestes temas em diversas línguas indígenas: 12 mestrados, 6 doutorados e 32 ICs.
O link para o Lattes: http://lattes.cnpq.br/1525248526038959
Últimas orientações de pós-graduação:
Mestrado
2014
Karin Camolesi Vivanco. Orações Relativas em Karitiana: um estudo experimental. Bolsa FAPESP.
Jéssica Clementino da Costa. A Estrutura Argumental da Língua Dâw. Bolsa FAPESP.
Wallace Costa de Andrade. A Nasalização na língua Dâw. Bolsa CNPq.
Nelsy Lorena Orjuela Salinas. Fenômenos de Glotalização-Laringalização em Três Línguas Tukano Oriental, fronteira Colômbia-Brasil: Tuyuka, Tukano e Makuna. Bolsa FAPESP.
2015
Lucas Cavalini Barboza. Aspectos da glotalização na língua Dâw: um estudo de fonética experimental. Bolsa FAPESP.
2016
Maurício Oliveira Pires de Carvalho. O Aspecto Verbal na Língua Dâw. Bolsa CAPES.
2018
Elizabeth das Graças da Silva Santos. Língua Urubu Ka´apor: um estudo de caso sobre aspectos fonéticos e fonológicos. Bolsa CNPq.
2019
Tarcísio Antonio Dias. As Construções de Cópula da Língua Karitiana. Bolsa FAPESP.
Doutorado
2016
Ivan Rocha da Silva. Não-Finitude em Karitiana: Nominalização versus Subordinação. Bolsa FAPESP.
2017
Ana Carolina Ferreira Alves. Morfologia, Morfossintaxe e o sistema de Tempo, Aspecto e Modo em Arara (Karib). Bolsa CAPES.
2018
Karin Camolese Vivanco. Perguntas-QU-, Orações Subordinadas e Ordem de Palavras em Karitiana. Bolsa FAPESP.
2019
Antonia Fernanda de Souza Nogueira. Predicação na Língua Wayoro (Tupi): propriedades de finitude. Sem bolsa.
Karolin Obert. A Codificação Linguística do Espaço em Dâw. Bolsa CAPES.
Joana Dworecka Autuori. Fonologia e Morfossintaxe da Língua Sanöma (Yanomami). Bolsa CAPES.
Egressos:
· Suzi Lima – Professora contratada no Departamento de Linguística da UFRJ até 2019; Professora Contratada na University of Toronto a partir de 2019.
· Thiago Coutinho Silva – Após o mestrado, trabalhou em projetos de documentação de Kristine Stenzel na UFRJ, fez doutorado pela UFRJ e trabalha atualmente em editora em São Paulo.
· Ivan Rocha da Silva – Pós-doutorando de Ana Müller no DL/USP até dezembro de 2018 e Pós-Doutorando no Museu Paraense Emílio Goeldi a partir de 2018 (CNPq).
· Karin Camolese Vivanco – Professora contratada na UFRGS em 2021.
· Antonia Fernanda Nogueira – Após mestrado na USP, fez concurso e tornou-se professora contratada da UFPA. Licenciou-se para fazer o doutorado na USP e continua na UFPA.
· Ana Carolina Alves – Professora contratada na UFAM em Manaus, AM.
· Jessica Clementino da Costa – trabalhou em empresas de tecnologia da informação (TOTUS) e em uma editora em São Paulo.
· Wallace Andrade – Trabalhou como professor em uma escola de ensino fundamental e é professor concursado de uma ETEC em São Paulo.
· Lorena Orjuela – Após o mestrado, Pesquisadora no Museu Paraense Emílio Goeldi e Doutoranda na Universidade do Texas orientada por Patience Epps.
· Karolin Obert - Pós-doutoranda. Universidade do Texas no projeto NSF de Patience Epps 2019-2022.
· Elizabeth das Graças da Silva Santos. Professora Concursada de Ensino Fundamental. Belém, PA.
· Joana Dworecka Autuori. Prestadora de serviços para a ONG Instituto Socioambiental em projetos educacionais com os Sanöma (Yanomami) de Roraima.
· Tarcísio Antonio Dias. Doutorado na UNICAMP com bolsa FAPESP em 2019. Doutorado na University of Connecticut, Estados Unidos.
Ana Lúcia de Paula Müller possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1989), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e pós-doutorado na Universidade de Massachusetts (2000). Realizou estágios na University of British Columbia (2005), na Université Paris 8 (2009), na Université Paris 7 (2010 e 2012) e na Universidade Hebraica de Jerusalém (2013, 2014). Desde 1998 é docente do Depto. de Lingüística da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nas seguintes áreas: semântica formal, semântica de línguas indígenas brasileiras, semântica e ensino. Bolsista CNPq 1C.
Orientações
Orientações e supervisões em andamento:
Tese de doutorado
1 Lisiane R. C. Vilanova. A SEM NTICA DOS ADJETIVOS NA LÍNGUA INGLESA: DESCRIÇÃO E ENSINO. Início: 2019. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo. (Orientador).
2. Leilane de V. Silva. O estudo dos verbos psicológicos, do tipo "agradar", por aprendizes brasileiros de espanhol. Início: 2019. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de São Paulo. (Orientador).
3. Luiz Fernando Ferreira. Tempo e aspecto na expressão de contrafactualidade em Português Brasileiro e em Karitiana. Início: 2017. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
Supervisão de pós-doutorado
Carolina Tomasi. Início: 2019. Universidade de São Paulo.
Orientações e supervisões concluídas:
Dissertação de mestrado
1 Juliana Nascimento Vignado. A interface sintática e semântica na análise dos sistemas numerais do karitiana e do kamayurá. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
2. Marcela Martins Freitas. ENSINO DO VERBO: TEMPO E ASPECTO VERBAL E SUA RELAÇÃO COM A LINGUÍSTICA. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
3. Lucas Blaud Ciola. Projeto de Léxico Ilustrado Pedagógico de Plantas e Animais Karitiana. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
4. Luiz Fernando Ferreira. Modo em karitiana. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
5. Thiago Chaves Alexandre. A evidencialidade em Karitiana. 2016. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
6. Lara Frutos Gonzalez. Escalas no guarani paraguaio: uma análise do modificador de grau -pa. 2011. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
7. Andrea Marques de Carvalho. O auxiliar aspectual tyka do Karitiana. 2010. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
8. Luciana Sanchez Mendes. A Quantificação Adverbial em Karitiana. 2009. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
9. Zhang Jianbo. Nomes Nus no Chinês Mandarin. 2008. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
10. Lidia Lima da Silva. A denotação dos sintagmas indefinidos contendo 'um' no português brasileiro. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
11. Nize da Rocha Santos Paraguassu. A Distinção Contável-Massivo no Sistema Nominal. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
Tese de doutorado
1 Francimaria M. do Nascimento. orientação encerrada por desistência da aluna. 2019. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, . Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
2. Thiago Chaves Alexandre. OS SISTEMAS EVIDENCIAIS DAS LÍNGUAS TUPI: Comparando e analisando a evidencialidade nas línguas da família Tupi.. 2017. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
3. Lara Frutos Gonzales. Aspectos sintáticos e semânticos da intensificação de grau mp guarani paraguaio. 2016. Tese (Doutorado em Linguística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
4. Luciana Sanchez-Mendes. A Expressão de Grau em Karitiana. 2014. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
5. Lidia Lima da Silva. A manifestação das noções de ignorância e de conhecimento no português brasileiro: o caso de algum e (um) certo. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
6. Roberlei Alves Bertucci. Uma análise semântica para verbos aspectuais em português brasileiro. 2011. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
7. Nize da Rocha Santos Paraguassu Martins. A contabilidade dos nomes no português brasileiro. 2010. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
8. Ana Paula Quadros Gomes. O efeito grau máximo sobre os domínios: como todo modifica a relação argumento predicado.. 2009. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
Supervisão de pós-doutorado
1 Fernanda Rosa da Silva. 2020. Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ana Lucia de Paula Muller.
2. Nize Paraguassu Martins. 2019. Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ana Lucia de Paula Muller.
3. Ivan Rocha da Silva. 2018. Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ana Lucia de Paula Muller.
4. Luciana Sanchez Mendes. 2015. Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Ana Lucia de Paula Muller.
5. Marcos Fernando Lopes. 2002. Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ana Lucia de Paula Muller.
Iniciação científica
1 Luciana Aparecida Paraguassu Amaral. A interação entre o aspecto gramatical e a acionalidade no tempo passado no português brasileiro. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
2. Luciana Aparecida Paraguassu Amaral. ASPECTO GRAMATICAL E ACIONALIDADE NA FLEXÃO DE PASSADO NO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
3. Clara Porta Guimarães. A INTERPRETAÇÃO DO PERFEITO EM DIFERENTES LÍNGUAS. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
4. Gabryel Henrique Pires. O tempo presente no português brasileiro e na língua latina. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em linguística) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
5. Clara Porta Guimarães. O pretérito perfeito composto no português e no francês. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em linguística) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
6. Rosana Aparecida Ortiz. NARRATIVAS KARITIANA. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em linguística) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
7. Juliana Vignado Nascimento. O sistema numérico Karitiana e seus numerais. 2015. Iniciação Científica. (Graduando em linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
8. Lucas Blaud Ciola. GRAMÁTICA ESCOLAR DA LÍNGUA KARITIANA. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
9. Luiz Fernando Ferreira. AS DIFERENTES MODALIDADES DEÔNTICAS EM KARITIANA. 2014. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
10. Daniela Maria Dotta de Barros Mainardi. Sintagmas Nominais em Karitiana. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
11. Luiz Fernando Ferreira. A expressão do modo em Karitiana. 2013. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
12. Lucas Blaud Ciola. Construção sintático-semântica de nomes coletivos em karitiana. 2013. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
13. Juliana Vignado Nascimento. Os numerais em Karitiana. 2012. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
14. Paulo Cesar Ribeiro Filho. Variação Semântica - plural e distribuição em Karitiana. 2011. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
15. Arthur Volpon Neves. Variação Semântica. 2011. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
16. Letícia Nóbrega Mello. Evidencialidade. 2010. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
17. Leticia Nóbrega Mello. Evidencialidade em Karitiana. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
18. Leticia Nóbrega Mello. Evidencialidade em Karitiana. 2008. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
19. Luciana Sanchez Mendes. Variação Semântica: Pluracionalidade e Quantificação. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
20. Karina Vernizzi Santos. Variação Semântica, número e a distinção massivo-contável. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
21. Leticia Nóbrega Mello. Evidencialidade em Karitiana. 2007. Iniciação Científica - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
22. Luciana Sanchez-Mendes. Variação Semântica: pluracionalidade e quantificação. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
23. Anna Maria Russo. Nomes Coletivos. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
24. Letícia Nóbrega de Mello. Evidenciais em Karitiana. 2006. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
25. Marcus Avelar. Classificadores e a Estrutura Nominal. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
26. Thiago Coutinho-Silva. O Sintagma Nominal em Karitiana. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
27. Danilo Hernandez. Advérbios Dêiticos. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
28. Luciana Sanchez-Mendes. Pluracionalidade em Karitiana. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Lingüística) - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
29. Lidia Lima. Um: numeral ou artigo. 2004. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
30. Luciana Galletti. A Genericidade e a Posição de Sujeito. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
31. Renata Lucia Moreira. Nomes Nus no Português Brasileiro. 2001. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
32. Bruno Favaretto. Os Definidos Genéricos no PB e no PE. 2000. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
33. Laura Botelho. O Uso do Artigo antes do Nome Próprio no Portugues do Brasil. 1998. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
34. Izabel Aldenora Baltazar. Gramática das Expressões Referenciais: a recuperação do antecedente dos pronomes possessivos. 1997. Iniciação Científica. (Graduando em Língua Portuguesa) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
35. Maristela dos S. Prado. O Sintagma Preposicional de+SN no Portugues do Brasil. 1996. Iniciação Científica. (Graduando em Francês) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
36. Daniela Jakubasko. Anáfora em Orações Encaixadas. 1995. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
37. Gelza M. Nunes. Adjetivos no Portugues do Brasil. 1994. Iniciação Científica. (Graduando em Latim) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
38. Sylvio F. D. Martins. Orações Relativas no Portugues do Brasil. 1993. Iniciação Científica. (Graduando em Linguística) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
39. Adriana Barreta Almeida. Seu vs. dele no Portugues do Brasil. 1992. Iniciação Científica. (Graduando em Inglês) - Universidade de São Paulo. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
Orientações de outra natureza
1 Luiz Fernando Ferreira. monitoria PAE. 2020. Orientação de outra natureza. (Linguística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
2. Luciana Aparecida Paraguassu Amaral. monitora projeto 'Semântica na Escola', Edital 'Aprender na Comunidade'. 2019. Orientação de outra natureza. (Linguística) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação, USP. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
3. Clara Porta Guimarães. monitoria projeto Semântica na Escola, Edital Aprender na Comunidade. 2019. Orientação de outra natureza. (linguística) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Graduação, USP. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
4. Gabryel Henrique Pires. COMPILAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E ANÁLISE DE TEXTOS KARITIANA (língua Tupi). 2017. Orientação de outra natureza. (Letras - Latim) - Universidade de São Paulo, Pró-Reitoria de Pesquisa, USP. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
5. Luiz Fernando Ferreira. monitoria PAE. 2017. Orientação de outra natureza. (linguística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
6. Luiz Fernando Ferreira. monitoria PAE. 2016. Orientação de outra natureza. (linguística) - Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
7. Clara Porta Guimarães. monitoria de graduação. 2015. Orientação de outra natureza. (Linguística) - Universidade de São Paulo, FFLCH, USP. Orientador: Ana Lucia de Paula Muller.
Site da pesquisadora: http://anamuller.fflch.usp.br/.
Link para o meu Lattes: http://lattes.cnpq.br/9540496525186545
Thomas Daniel Finbow possui graduação em Letras Modernas e Medievais com especialização em espanhol e alemão (B.A.) pela Universidade de Cambridge (2001), Mestrado (M.Phil.) em Linguística Geral e Filologia Comparativa (2003) e Doutorado (D.Phil) em Linguística Geral e Filologia Comparativa pela Universidade de Oxford (2008). Fez pós-doutorado na área de linguística histórica românica no Depto. de Línguas Neolatinas da Faculdade de Letras da UFRJ (Bolsa FAPERJ pós-doutorado recém-doutor (2008-2010). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: filologia românica, sociofilologia, sociolinguística, sistemas de escrita e psicologia da leitura, línguas indígenas (karitiana/arikém, tupi antigo, língua geral amazônica/nheengatu). Na Graduação, ministra as disciplinas obrigatórias de Linguística Histórica (FLL0443) e Elementos de Linguística 1 e 2 (FLL0433, FLL0434) no Ciclo Básico em Letras, e as optativas livres de Linguística Histórica: os Domínios da Mudança (FLL1008) e Formação das Línguas Neolatinas (FLL1009). Orienta alunos de Iniciação Científica na área de Linguística Histórica. Na Pós-graduação, ministra as disciplinas Tópicos em Sociolinguística Histórica Aplicada: Sociofilologia Latina e Românica (FLL5131) e Linguística Histórica: Reconstrução de Línguas (FLL5138).
Orientações
Orientações e supervisões em andamento:
Dissertação de mestrado
1 Mariana Payno Gomes. Os efeitos de contato linguístico com o Nheengatu no "Português de São Gabriel da Cachoeira (AM). Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
2 João Pedro de Sá. Marcas de contato da língua portuguesa no léxico do Nheengatu em trabalhos escritos em escolas indígenas de São Gabriel da Cachoeira, produzidos na vigência da cooficialização. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP. (Orientador).
Orientações e supervisões concluídas:
Dissertação de mestrado
1 Gustavo Micael Gomes Martins. Aqui está se fazendo muy grande nação - estar + gerúndio versus estar +infinitivo preposicionado no português brasileiro oitocentista. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
2 Gustavo Micael Gomes Martins. A independência está vindo: gerúndio vs infinitivo gerundivo em romances brasileiros do XIX. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Semiótica e Linguística Geral) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP, . Orientador: Thomas Daniel Finbow.
Supervisão de pós-doutorado
1 Renata Ferreira Munhoz. 2016. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Thomas Daniel Finbow.
Iniciação científica
1 João Paulo Fernandes Bento da Silva. Cognação e empréstimo em Arikém: contribuições externas ao léxico e à cultura. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado - Habilitação: Português e Linguística) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
2 Jéssica Mayara Andrade de Queiroz. A constituição da Língua Geral Amazônica segundo a Linguística Ecológica de Mufwene. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado - Habilitação: Português e Linguística) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
3. Ana Claudia Neves Lima Santos. Pesquisa sociofilológica lexical de documentos notariais portugueses da alta idade média (séc. XI). 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado - Habilitação: Português e Linguística) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
4. João Paulo Fernandes Bento da Silva. Cognação e empréstimo em Arikém: Contribuições externas ao léxico e à cultura. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado - Habilitação: Português e Linguística) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
5. Tayná de Bráz Menezes do Rosário. A inacusatividade no português: um estudo diacrônico. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado - Habilitação: Português e Linguística) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
6. Maria Teresa Alves Reis. Cognação e empréstimo em arikém. completando as correspondências lexicais nas listas de Barbosa e Nimuendajú. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Letras - Linguística) - Universidade de São Paulo. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
7. Gustavo Micael Gomes Martins. Demonstrativos em função discursiva: mudanças entre o século XIX e hoje. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado - Habilitação: Português e Linguística) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
8. Tayná de Brás de Menezes Rosário. A inacusatividade no português: um estudo diacrônico. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado - Habilitação: Português e Linguística) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
9. Gustavo Micael Gomes Martins. Mudança no uso de demonstrativos -st- e -ss- na mídia telejornalística brasileira. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado - Habilitação: Português e Linguística) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
10. Alice Harumi Samecima. Evolução da categoria dos. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Bacharelado - Habilitação: Português e Linguística) - Departamento de Linguística, FFLCH/USP. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
11. Jad Alves. História Comparada da Família Kariri. 2012. Iniciação Científica - Departamento de Linguística, FFLCH/USP. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
12. Joice Duarte Ferreira. Latim/romance e português/brasileiro: separações fadadas?. 2012. Iniciação Científica - Departamento de Linguística, FFLCH/USP. Orientador: Thomas Daniel Finbow.
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Alunos
Luiz Fernando Ferreira é bacharel em linguística e português pela Universidade de São Paulo. Começou no GELI em 2012 com uma iniciação científica voluntária sob orientação da Prof.ª Dr.ª Ana Müller. O objetivo era investigar, a partir da semântica formal, a expressão da modalidade em ambientes subordinados. Prosseguiu na investigação desse tema em 2013 com uma segunda Iniciação Científica com bolsa FAPESP. Em 2014, fez uma terceira iniciação cujo tema foi a expressão da modalidade deôntica em Karitiana, desta vez, com bolsa CNPq. Entrou no mestrado pelo departamento de linguística da USP e investiga em sua dissertação se os morfemas de modo do Karitiana expressam modalidade ou tipo sentencial. Seu mestrado foi feito com bolsa CAPES de 2015 a 2017. Está no doutorado no DL/USP sob orientação da Prof.ª Dr.ª Ana Müller desde 2017 com bolsa CNPq. O objetivo de seu projeto é investigar os ingredientes responsáveis pela marcação de contrafactualidade no Karitiana. Realizou um período sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT) com bolsa CAPES/PRINT entre 2019 e 2020. Doutorou-se em 2022.
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João Paulo Fernandes Bento da Silva é graduando em Letras/Linguística pela FFLCH-USP. Técnico em Mecânica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Foi aluno bolsista de Iniciação científica em Linguística Histórica e Línguas Indígenas, com um projeto concluído; "Cognação e Empréstimo em Arikém - Contribuições ao Léxico e a Cultura", com orientação do professor doutor Thomas Daniel Finbow. Também foi monitor da disciplina "Linguística Histórica", ministrada pelo professor doutor Thomas Daniel Finbow, no segundo semestre de 2019. Hoje trabalha com o projeto "Morfologia subordinadora no ramo Oeste da família Tupi", com orientação da professora doutora Luciana Raccanello Storto, que visa testar hipóteses de organização da família linguística Tupi baseando-se em morfologia subordinadora e nominalizadora das línguas em seus diversos ramos, com enfoque no ramo Oeste. O link para o meu lattes: http://lattes.cnpq.br/6268074661915175
Rafael Andrade é graduando em letras, com habilitação em linguística, pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Realizou pesquisa com a fonologia histórica e a classificação genética das línguas Tuparí (família Tupí). Suas áreas de interesse são linguística histórica, fonologia, línguas amazônicas e documentação linguística. O link para o meu lattes: http://lattes.cnpq.br/6058551544918447
Helena Garcia Ferreira da Silva é graduanda em Letras Português e Linguística pela USP. Está realizando Iniciação Científica sobre ideofones, pretendendo comparar quatro línguas indígenas do Tronco Tupi para averiguar a ocorrência de ideofones.
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Lara Focesi Wolski possui graduação em Letras - Linguística pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2019). Trabalhos realizados; Iniciação científica (2017-2018): Avaliação da hipótese da existência dos ramos leste e oeste na família Tupi usando dados de subordinadas
Neste trabalho, buscamos comparar as orações subordinadas de cinco línguas Tupi: Karitiana, Gavião, Mekens, Tupari e Karo. Sugerimos uma reclassificação interna da família Tupi questionando a proximidade das famílias do ramo oeste proposta por Aryon Rodrigues (2007). Apenas línguas do ramo ocidental foram estudadas, mas é possível declarar que a sintaxe corrobora parcialmente para a hipótese leste-oeste proposta por Rodrigues. Pretende continuar pesquisando esse tema no mestrado em 2021.
WOLSKI, L.F; STORTO, L.R. A subordinação como evidência para a hipótese leste-oeste da família Tupi. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
WOLSKI, L.F; STORTO, L.R. Evidências sintáticas para hipóteses sobre a constituição do ramo oeste da família Tupi. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Possui graduação em Letras (Português - Linguística) pela USP (2019).
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