As pesquisas desse laboratório têm significativo impacto nacional e internacional, e recobrem praticamente a totalidade dos campos de interesse da linguística contemporânea. Elas se organizam em torno de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores e seus orientandos, e distribuem-se em dez linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação do Departamento.
Essas linhas de pesquisa organizam-se em torno de dois núcleos centrais de investigação: um dedicado aos estudos da língua, outro, aos do discurso. Sob o enfoque de teorias linguísticas que buscam caracterizar as propriedades das línguas particulares a fim de chegar a conclusões sobre a capacidade humana para a linguagem, as atividades de ensino e pesquisa do primeiro núcleo incidem sobre os componentes fônico, morfológico, sintático, semântico e lexical, não só do português, mas também de línguas indígenas, de línguas africanas e da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Também integram o núcleo os estudos dos processos de variação, mudança e contato linguístico e os de aquisição da linguagem.
No segundo núcleo, desenvolvem-se investigações sobre discursivizações e textualizações em diferentes linguagens; estuda-se, principalmente, o discurso que se manifesta por meio da linguagem verbal e daquelas que são chamadas sincréticas ou multimodais. Investigações historiográficas que permitem recuperar, preservar e interpretar memórias sobre a história da linguística são acolhidas nesse núcleo.
Navegue pelos links laterais para saber mais sobre as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Linguística e sobre os grupos de pesquisa que formam o Laboratório Theodoro Henrique Maurer Jr., além de informações sobre iniciação científica e pós-doutorado.