Seja bem-vindo!

Semântica Formal

A Semântica Formal tem o objetivo de caracterizar com precisão os significados que podem ser expressos pelas línguas naturais e explicitar como esses significados são codificados na estrutura sintática — questão que tem sido enfrentada por filósofos e lógicos desde a Antigüidade. Mais recentemente, no século XX, os filósofos analíticos promoveram grandes avanços na área e, nas últimas décadas, essa tradição foi incorporada à Lingüística. A investigação teórica e empírica sobre a relação entre o significado e a estrutura incorpora tanto o aparato desenvolvido pela Filosofia, como os avanços da Sintaxe Gerativa.

Histórico do Grupo

Criado em setembro de 2003, o Grupo de Estudos em Semântica formal, funciona baseado em temas de exposição e debate propostos por seus integrantes, na maioria alunos de Graduação, Pós-graduação e Iniciação Científica.

Objetivos do grupo de estudos

- Apresentar e discutir projetos de pesquisa em andamento ou já concluídos, criando um espaço acadêmico aberto aos interessados na área de Semântica Formal.
- Orientar o desenvolvimento da investigação científica nas áreas temáticas.
- Proporcionar situações e despertar o interesse dos alunos, trazendo condições para que desenvolvam cada vez mais a reflexão crítica com relação a seus objetos de pesquisa.

Alunos, docentes, pessoas interessadas em Semântica Formal.
Não é preciso desenvolver qualquer projeto na área Semântica Formal para participar dos encontros.

Contato

Os interessados em obter mais informações sobre os encontros do grupo de estudos podem entrar em contato através do e-mail anamuler@usp.br