No último dia 30 de janeiro faleceu a professora Dr.a Cláudia Theresa Guimarães de Lemos, professora aposentada do Departamento de Linguística da Universidade Estadual de Campinas, a quem em novembro último foi concedido o título de Professora Emérita pelo Conselho Universitário da UNICAMP.
Cláudia Lemos foi uma das fundadoras do Instituto de Estudos da Linguagem. Em 1990, doou um rico acervo de seu projeto em aquisição da linguagem ao CEDAE, que permitiu o desenvolvimento de inúmeras pesquisas nas mais diversas correntes teóricas. Sua contribuição é imensurável para os estudos psicolinguísticos no Brasil, por décadas olhando para os dados infantis a partir de sua alteridade, discutindo a importância dos processos dialógicos onde a criança ancora sua fala na fala do adulto. Mais recentemente, foi membro fundadora do centro de Pesquisa Outrarte, abrindo um campo de investigação que discutia a linguagem a partir da psicanálise.
O Departamento de Linguística teve a honra de recebê-la ministrando 4 cursos na pós-graduação entre 1999 e 2003, que foram aproveitados não somente por alunos, mas por professores também.
Manifestamos nossos profundos sentimentos aos familiares, amigos, e aos colegas da UNICAMP por esta inestimável perda.