O livro é um dos resultados do projeto de extensão "Ensino de gramática: reflexões semânticas", coordenado pela Professora Müller e Nize Paraguassu (UESPI), que tem por objetivo levar resultados das pesquisas sobre a semântica do português ao Ensino Básico. O livro contou com financimento do 5º Edital SANTENDER/USP/FUSP - 2019/2020.

Este material enfoca o papel da Linguística, em particular, da Semântica Gramatical para o ensino de língua portuguesa na educação básica. Seu objetivo é demonstrar como os conhecimentos mais atuais sobre a semântica da língua portuguesa podem ser traduzidos para o einso de gramática na escola.

Ele funciona como elo entre a Educação Básica e a Educação Superior de forma que o conhecimento produzido nas universidades fique ao alcance do professor e, assim, possa contribuir para tornar a sua prática escolar mais atual, científica e, consequentemente, mais interessante e produtiva.

A intenção aqui não é apresentar modelos prontos de como aplicar o conhecimento linguístico ao ensino da língua materna, mas apresentar formas possíveis de realização de práticas dessa natureza e fazer com que o leitor perceba que lidar com esse modelo de análise linguística não é difícil.

O material pode ser acessado na página da professora Müller.

cartaz