O objetivo desta oficina é oferecer uma introdução aos conceitos fundamentais e aos métodos associados à análise da conversa (AC), abordagem utilizada nas ciências sociais para investigar a fala-em-interação em contextos mundanos e/ou institucionais (e.g. interrogatórios policiais e judiciais, entrevistas jornalísticas, interações médico-paciente, etc.). A oficina é direcionada à estudantes de pós-graduação e docentes com pouca ou nenhuma experiência com a AC, mas que estejam interessados em conhecer mais sobre esta abordagem metodológica ou utilizá-la em suas respectivas pesquisas. A oficina incluirá breves exposições orais para apresentar os conceitos básicos da AC mas, ênfase maior será dada às atividades práticas, visando desenvolver as habilidades relacionadas à análise de dados interacionais. A oficina será à distância com uso da plataforma Google Meet e limitada para até 20 participantes.

Inscrições pelo link:

https://sociologia.fflch.usp.br/oficina_analise_da_conversa  (para alunos de pós-graduação e docentes do ensino superior)

Ministrante
Fábio Ferraz de Almeida