A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo contemplou o pesquisador Wellington Santos da Silva na 10ª Edição do Prêmio Tese Destaque USP, na área de Linguística, Letras e Artes. Sua tese de doutorado orientada pela Profa. Dra. Esmeralda Vailati Negrão foi considerada pela comissão de Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguística da USP um trabalho de excelência.
Conforme a comissão, a tese é capaz de iluminar um documento histórico com grande valor linguístico, que é a Obra Nova de Língua Geral de Mina, escrita por António da Costa Peixoto, em Vila Rica, Minas Gerais, publicada em 1741.
Trata-se de um trabalho que traz uma grande contribuição para o estudo das línguas africanas faladas no Brasil durante o período colonial, para o estudo do contato de línguas de maneira geral, e para a caracterização das ecologias multilíngues em que se formou a gramática do português brasileiro, atribuindo aos povos africanos um papel positivo nesse processo.
Segue a portaria de anúncio:
PORTARIA PRPG Nº 34/2021, de 04 de outubro de 2021 - Divulga Resultado do “Prêmio Tese Destaque USP- 10ª Edição”.
O Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e conforme estabelecido pelo Edital PRPG 24/2021, de 21/06/2021, baixa a presente Portaria com o resultado do “Prêmio Tese Destaque USP – 10ª Edição”:
Grande Área – Linguística, Letras e Artes
Prêmio:
Título: "A língua geral de Mina e o Ciclo do Ouro: um capítulo da história dos contatos no Brasil”
Autor(a): Wellington Santos da Silva
Programa: Lingüística (FFLCH)
Orientador(a): Esmeralda Vailati Negrão
Menções Honrosas:
Título: “A escrita e os diários: a luta pelo reconhecimento da singularidade de Franz Kafka”
Autor(a): Sâmella Michelly Freitas Russo
Programa: Letras (Língua e Literatura Alemã) - FFLCH
Orientador(a): Helmut Paul Erich Galle
Título: “Um glossário poético da obra de Jannis Kounelli”
Autor(a): Jimson Ferreira Vilela
Programa: Mario Celso Ramiro de Andrade
Orientador(a): Artes Visuais (ECA)