O Departamento de Linguística manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor E.F.K. Koerner, no dia 6 de janeiro de 2022.
Nascido em fevereiro de 1939, E.F.K. Koerner foi responsável por uma grande reestruturação da pesquisa sobre a história do conhecimento linguístico a partir dos anos 1970. Deve-se ao historiógrafo um conjunto volumoso, regular e profícuo de reflexões epistemológicas, teóricas e metodológicas em Historiografia Linguística, campo de estudos que ajudou a criar e a consolidar como especialidade da Linguística. Desenvolveu análises que mudaram, ou ao menos polemizaram, formas antes usuais de lidar com personalidades, obras, escolas, em ensaios inescapáveis sobre a Linguística dos séculos XIX e XX. O trabalho como editor-fundador do periódico Historiographia Linguistica e de séries monográficas junto à John Benjamins, ademais, pautou a qualidade da pesquisa, do ensino e das formas de publicização do conhecimento na área.
Complementarmente a essa marcante presença intelectual, esteve sempre atento a atividades organizacionais. Associações como a Henry Sweet Society for the Historyof Linguistic Ideas (HSS) e a North American Associationfor the History of the Language Sciences (NAAHoLS) contaram com sua participação como membro-fundador. Em 1978, ele organizou a primeira International Conference on the History of the Language Sciences(ICHoLS), que segue como um fórum relevante para o debate internacional em novas edições.
Interlocutor próximo e frequente de Cristina Altman, ofereceu curso de pós-graduação no Departamento de Linguística da USP, participou de workshop sobre editoração promovido pelo CEDOCH e do encontro de fundação do GT Historiografia da Linguística Brasileira da ANPoLL nos anos 1990, e continuou acompanhando de perto o desenvolvimento das investigações e das redes de cooperação na área no Brasil.
A foto abaixo é de setembro de 1997, no auditório da História-USP.

Nesta outra foto, Ernst Frideryk Konrad Körner aparece na cerimônia em que recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Edimburgo, em 2018 (o título foi entregue em Berlim)

Já aqui temos um vídeo do lançamento de um livro em sua homenagem, editado em 2014 por Kemmler & Atman, com prefácio de Carlos Assunção: Koerner's Book Launch in Portuguese, celebrating his 75th birthday: