O Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas (FAPS) está organizando a seguinte palestra:

O propósito desta apresentação é de caráter epistemológico, ao analisar a noção de contexto nas obras de Mikhail Bakhtin, Pável Medviédev e Valentín Volóchinov. Para evidenciar a atualidade da proposta, o ponto de partida são as teorizações recentes do contexto, desenvolvidas na semântica interpretativa de François Rastier e na análise do discurso crítica (ADC) de Teun van Dijk. A noção de contexto se revelou presente nos trabalhos filosóficos de Mikhail Bakhtin, no método sociológico de Mikhail Bakhtin, Pável Medviédev e Valentín Volóchinov e, por fim, na teoria do romance, bem como na metalinguística desenvolvidas por Mikhail Bakhtin. Em todas essas fases, a análise apontou para a centralidade e a complexidade da noção de contexto na teoria da linguagem elaborada nos textos do Círculo de Bakhtin, nos quais apresenta três dimensões principais: o contexto ético-valorativo, o contexto extraverbal e o contexto verbal.

Palavras-chave: Contexto ético-valorativo; Contexto extraverbal; Contexto verbal; Círculo de Bakhtin.

• Sobre a palestrante

Sheila Vieira de Camargo Grillo possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995), doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (2001) com estágio sanduíche na Université Paris X-Nanterre La Défense, livre-docência com o tema “Divulgação científica: linguagens, esferas e gêneros” em 2013 e atualmente é professora associada ms-5 (livre-docente) da Universidade de São Paulo. Fez estágios pós-doutorais na Université Paris X Nanterre la Défense (2005-2006) com bolsa Capes e no Instituto das Literaturas do Mundo A. M. Gorki (IMLI) em Moscou com bolsas Fapesp e CNPq (2011, 2013, 2016 e 2018). Durante os estágios na Rússia, trabalhou em arquivos de Valentín Volóchinov em São Petersburgo e de Mikhail Bakhtin em Moscou, com o propósito de conhecer e divulgar informações documentáveis, bem como levantou, leu e analisou fontes bibliográficas desses autores. De 2007 a 2015 foi membro, vice-coordenadora e coordenadora da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. É tradutora dos trabalhos do Círculo de Bakhtin em parceria com Ekaterina Vólkova Américo e líder do Grupo de Pesquisa Diálogo (USP/CNPq) juntamente com Dária Shúkina (Górnyi Universitiét - São Petersburgo). Em 2017, organizou o I Colóquio Brasileiro-Franco-Russo em Análise de Discurso em parceria com pesquisadores do Clesthia axe sens et discours (Paris III) e Dária Schúkina (Górnyi Universitiét, São Petersburgo), com financiamento da Fapesp e da Universidade de São Paulo e, em 2019, o Colóquio "90 anos de "Problemas da criação de Dostoiévski" (1929", também com financiamento da Fapesp e da Universidade de São Paulo e participação de professores de diversas universidades brasileiras e russos do Instituto da Literatura Mundial Górki e da Universidade Estatal de Saránsk (Rússia). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística russa, campos/esferas, gêneros do discurso, divulgação científica, discurso, texto, autor, livro didático/língua portuguesa/ensino fundamental, análise de discursos comparativa.

O evento será às 14h do dia 30/06.

Interessados em participar podem se inscrever clicando aqui.

Para maiores informações sobre o evento, acesse o site do FAPS: https://semiotica.fflch.usp.br/node/1855

Sheila Vieira de Camargo Grillo (USP)
Sala 266, Prédio da Letras e via Google Meet
Cartaz com informações do evento