O Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas (FAPS), coordenado pelo Grupo de Estudos Semióticos da USP, está organizando a palestra intitulada: Escrever a chuva: a poesia visual japonesa e suas metamorfoses desde a década de 1960

A poesia visual, no mundo todo, é inseparável dos sistemas de escrita em uso nas culturas em que se desenvolve. No Japão, o emprego simultâneo de vários tipos de escrita (sinogramas, caracteres silábicos) na comunicação cotidiana faz de toda poesia uma criação gráfica particularmente complexa. Dessa multiplicidade de signos, aos quais se devem acrescentar, entre outras, as letras alfabéticas, hoje cada vez mais utilizadas, a poesia visual extrai efeitos notáveis. Entre escrita e desenho, caligrafia e tipografia, preto e branco e colorido, ela joga com as oposições mais comuns para poder renovar-se permanentemente.

Procuraremos demonstrar esses fatos recorrendo ao estudo das metamorfoses de um tema poético frequente na poesia visual japonesa: o da chuva. Não se pode negligenciar, na escolha dos poetas, o êxito internacional de um poema de Niikuni Seiichi (1925-1977), todo construído com base no sinograma que designa a "chuva". Na prática, escrever sobre a chuva corresponde a situar-se em relação a essa obra icônica, propondo novas interpretações. A partir de um corpus de poemas reunidos ao redor desse tema, nossa palestra propõe explorar a recepção da obra de Niikuni Seiichi e, mais amplamente, a evolução da poesia visual, de suas formas e seus desafios desde a década de 1960.

Sexta-feira, 25 de agosto de 2023
Das 14h00 às 16h00 - horário de Brasília
Encontro presencial na Casa da Cultura Japonesa USP e com transmissão ao vivo pelo Google Meet. Clique aqui para inscrever-se e receber o link

O encontro, promovido em parceria pelo Grupo de Estudos Semióticos e pela área de Japonês da FFLCH-USP, é aberto a todos os interessados. A palestrante falará em francês.

Para maiores informações acesse: https://semiotica.fflch.usp.br/node/1873

Marianne Simon-Oikawa (Université Paris Cité)
Casa da Cultura Japonesa USP
Cartaz com informações do evento