Curso Intensivo de Teoria e Prática de Documentação Linguística

Ministrante
Mandana Seyfeddinipur (Gerente do ELDP, SOAS), Lee Pratchett (especialista em línguas Khoisan, Goethe University Frankfurt), Alexander Cobbinah (especialista em línguas africanas, DL/USP), Luciana Storto (especialista em línguas amazônicas, DL/USP).

O Projeto de Documentação de Línguas Ameaçadas (ELDP), sediado no SOAS da University of London, é o principal financiador de bolsas para pesquisadores em vários níveis de carreira (graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado) na documentação de línguas em perigo de extinção. O curso intensivo visa congregar alunos e professores brasileiros preocupados com a perda de línguas indígenas e a herança cultural nelas codificadas. Os participantes serão instrumentalizados com habilidades essenciais da teoria e prática de documentação, e serão orientados sobre a redação de projetos de bolsas para o ELDP. Será possível discutir projetos potenciais com pesquisadores experientes em bolsas ELDP. A documentação de línguas faladas na Amazônia e na África lusófona (Angola, Moçambique) será encorajada

Requerimentos: Os cursos serão ministrados parcialmente em inglês e em português e os participantes deverão trazer seus próprios laptops.

Vagas: 23 participantes.

Conteúdo:
• Uso de software linguístico (ELAN, SayMore, Flex)
• Criar coleções multimidia de línguas em uso
• Documentação linguística básica
• Gravação de vídeo básica em campo
• Criação de dicionário e semântica lexical
• Como se candidatar para uma bolsa ELDP
• Características de uso da língua e perspectiva dos falantes e suas consequências para
técnicas de gravação de vídeo
• Criação de metadados
• Arquivos digitais de dados linguísticos para preservação a longo prazo
• Como planejar e escrever projetos para o ELDP

Inscrições: Envie as inscrições para cobbinah@usp.br até 15.09.2019. Os resultados serão divulgados dia 20.09.2019. Os participantes deverão participar do curso todo. Prioridade será dada a inscrições que apresentem ideias de projetos concretos, que demonstrem motivação real de solicitar um projeto ELDP bem como a falantes de línguas indígenas ou minoritárias ou a pesquisadores em contato com tais comunidades.


Favor enviar a informação a seguir: (1) Dados pessoais (nome, contato, email) e afiliação
acadêmica; (2) Habilidades linguísticas – pelo menos um conhecimento básico de inglês é obrigatório; (3) experiência prévia - acadêmica e prática – em trabalho de campo/documentação linguística/software de bases de dados linguísticos (não é obrigatório ter experiência); (4) motivação para participar do curso (resumo de 300 a 400 palavras de um projeto a ser discutido no curso).

Local
São Paulo, SP. USP, Campus Cidade Universitária, Prédio da Filosofia e Ciências Sociais, sala 14.
Data de Início
Data de Término
Professor Responsável
Alexander Cobbinah, Luciana Storto