Pós-Graduação

  Português

  Español

  English

O Departamento de Linguística caracteriza-se pela abrangência de sua atuação, pela busca de integração entre a Graduação e a Pós-graduação e pela sólida cooperação com outros centros de pesquisa do país e de fora do país. Reiteramos nosso profundo compromisso com o apoio às pesquisas que se inserem no debate contemporâneo do desenvolvimento da ciência da linguagem e com a produção de materiais que visam à melhoria do ensino de línguas no Brasil, principalmente na escola pública.

O Programa de Pós-Graduação em Linguística vem obtendo nota máxima (7) nas avaliações da CAPES ininterruptamente há vários anos. Em uma das últimas avaliações do Programa feitas pela Capes, lê-se:

"O Programa se singulariza pelo nível de qualificação, de produção e desempenho equivalente aos dos centros internacionais de excelência, quer na formação de recursos humanos, quer na produção de conhecimento – uma singularidade que ultrapassa de há muito o triênio. Apresenta articulações nacionais e internacionais, com base na reciprocidade. Exibe igualmente capacidade de nucleação em termos de núcleos de pesquisa de pesquisa e de pós- graduação, formas inovadoras de pesquisa e na formação de mestres e doutores, potencial de atração de projetos e estágios seniores ou pós-doutorais, além de forte inserção e impactos regional e nacional.
O corpo docente é altamente qualificado, experiente, possuidor de formação diversificada e dedicado às atividades de pesquisa e de formação do Programa, contribuindo ainda grandemente para atividades de ensino e pesquisa no âmbito da graduação. Merecem registro a quantidade, a qualidade e internacionalização da produção bibliográfica do corpo docente permanente. Somem-se a isso a forte inserção social, regional e nacional, além da participação dos docentes do Programa como líderes de convênios e projetos que envolvem intercâmbio com outras instituições no Brasil e no exterior."