Pesquisa

O Departamento de Linguística tem um profundo compromisso com o apoio às pesquisas que se inserem no debate contemporâneo do desenvolvimento das ciências da linguagem. Esse compromisso se efetiva em todos os níveis de formação de novos investigadores (iniciação científica, mestrado, doutorado, pós-doutorado) e no fortalecimento das atividades de produção e divulgação de conhecimento pelos diferentes grupos de pesquisa coordenados pelos docentes. Esses grupos integram um grande laboratório de pesquisa chamado ‘Laboratório Theodoro Henrique Maurer Jr’, em homenagem ao professor que deu início aos estudos de linguística na então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.

As pesquisas desse laboratório têm significativo impacto nacional e internacional, e recobrem praticamente a totalidade dos campos de interesse da linguística contemporânea. Elas se organizam em torno de projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores e seus orientandos, e distribuem-se em dez linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação do Departamento.

Essas linhas de pesquisa organizam-se em torno de dois núcleos centrais de investigação: um dedicado aos estudos da língua, outro, aos do discurso. Sob o enfoque de teorias linguísticas que buscam caracterizar as propriedades das línguas particulares a fim de chegar a conclusões sobre a capacidade humana para a linguagem, as atividades de ensino e pesquisa do primeiro núcleo incidem sobre os componentes fônico, morfológico, sintático, semântico e lexical, não só do português, mas também de línguas indígenas, de línguas africanas e da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Também integram o núcleo os estudos dos processos de variação, mudança e contato linguístico e os de aquisição da linguagem.

No segundo núcleo, desenvolvem-se investigações sobre discursivizações e textualizações em diferentes linguagens; estuda-se, principalmente, o discurso que se manifesta por meio da linguagem verbal e daquelas que são chamadas sincréticas ou multimodais. Investigações historiográficas que permitem recuperar, preservar e interpretar memórias sobre a história da linguística são acolhidas nesse núcleo.

Navegue pelos links laterais para saber mais sobre as linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Linguística e sobre os grupos de pesquisa que formam o ‘Laboratório Theodoro Henrique Maurer Jr.’, além de informações sobre iniciação científica e pós-doutorado.