No dia 1º de junho, às 19 horas, o Centro Maria Antônia da USP inaugura a exposição intitulada "O Português de Moçambique no caleidoscópio". A mostra apresenta uma variedade de elementos, como mapas, gráficos, fotografias, cartoons e gravações em áudio, tendo como principal objetivo a divulgação de diferentes aspectos da língua portuguesa falada em Moçambique.

A exposição resulta da parceria entre a Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) de Moçambique e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. O projeto é coordenado pelas professoras Inês
Machungo e Perpétua Gonçalves, da instituição moçambicana.

Além da exposição, nos dias 1º e 2 de junho, a partir das 16 horas, será realizado um ciclo de palestras com diversos convidados, incluindo mesas de debates com Carlos Alberto Faraco (UFPR), Margarida Petter (USP), Perpétua Gonçalves (UEM, Moçambique), Rodrigo
Madrid (IFPI) e Evani Viotti (USP). As professoras Olga Coelho e Esmeralda Negrão coordenarão as mesas de debate.
A exposição faz parte de uma série de iniciativas voltadas para o estudo e a divulgação da História Linguística Transatlântica, que são desenvolvidas pelo Centro de Documentação em Historiografia Linguística do Departamento de Linguística da FFLCH
(CEDOCH), pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e pelo Laboratório de Estudos Linguísticos Transatlânticos (LELT). O evento conta com o apoio do Centro de Estudos Africanos, Departamento de Linguística e Programa de Pós-graduação em Linguística da USP.

A entrada é gratuita e a visitação está aberta de segunda a sexta, das 10 às 18 horas. Nas segundas quartas-feiras de cada mês (14/06, 12/07 e 16/08), são oferecidas visitas guiadas, mediante agendamento prévio.

Local: Centro Maria Antonia – Edifício Rui Barbosa na Rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque – São Paulo, SP (próximo às estações Higienópolis e Santa Cecília do metrô)
Data: De 1º de junho a 10 de setembro de 2023
Visitas abertas: Segunda a Sexta, das 10 às 18 horas
Visitas guiadas: Segunda quartas-feira de cada mês (14/06, 12/07 e 16/08)