Uma variedade linguística – língua, dialeto, etnoleto, etc. – é um sistema de comunicação, mas a comunicação bem sucedida requer que o sistema seja compartilhado entre os falantes da variedade. Esses sistemas contêm elementos inerentemente variáveis, “maneiras diferentes de dizer a mesma coisa”, na famosa frase de William Labov. A questão da coerência é o nível de consistência no uso das variantes dessas variáveis pelo conjunto de falantes da variedade. A coerência é afetada pela diversidade social dos falantes, pelo significado social das variáveis, e por mudança e contato com outras variedades. Esta palestra examina questões teóricas e metodológicas, bem como estudos empíricos recentes acerca do conceito de coerência.

Prof. Dr. Gregory Guy (New York University)

Foto do palestrante

Prof. Dr. Gregory Guy (New York University)
Sala 270, Prédio da Letras