Esta linha abrange pesquisas e projetos orientados ao estudo da forma e do significado linguístico em seus diversos níveis de análise (fonético, fonológico, morfológico, sintático, semântico e pragmático), bem como às interfaces entre esses níveis. A linha engloba pesquisas que possam contribuir para o entendimento da natureza da linguagem humana seja através de questões teóricas, seja através de questões empíricas, podendo envolver a descrição e análise de línguas específicas, estudos comparativos (translinguísticos), ou ainda fenômenos linguísticos recorrentes nas línguas naturais.
Seguem os projetos em andamento nesta linha de pesquisa:
-
Controle da dinâmica da laringe na fala e no canto
Docente responsável: Beatriz Raposo de Medeiros
Data de início: 01/01/2023
Descrição do projeto
Neste projeto de pesquisa pretendemos construir um modelo estatístico dinâmico do sistema de voz humana que explique como os movimentos oscilatórios das pregas vocais podem ser extremamente estáveis, já que a dinâmica não linear de fluxo e vibração requer uma dinâmica absolutamente estável, mas também ser extremamente flexível como para permitir mudanças muito rápidas e complexas na dinâmica vocal, conforme observado nos comportamentos tonais e entoacionais da fala, bem como em muitos comportamentos de canto. Usaremos algoritmos de última geração de processamento de sinais, bem como desenvolvimentos recentes em teorias de controle motor da fala para estabelecer uma teoria do controle do mecanismo de voz que aborde simultaneamente questões de estabilidade e flexibilidade. As teorias anteriores sobre a vibração das pregas vocais nas literaturas de fala e canto abordam a estabilidade ou a flexibilidade, enquanto a inovação do trabalho neste projeto será abordar ambas. Bancos de dados de acústica da fala em fala e canto em português serão usados para desenvolver um modelo dinâmico, possivelmente usando técnicas de indução bayesiana que sejam flexíveis o suficiente para permitir a estimativa de parâmetros do modelo, bem como variação de locutor, registro e gênero. As respostas a serem alcançadas contribuirão para uma melhor compreensão dos fatos responsáveis pela função fonatória da laringe e nos levarão a compreender e explicar a fonação humana. Os métodos incluirão três etapas principais: (1) revisão da literatura sobre modelos matemáticos de vibração das pregas vocais (2) revisão da literatura sobre o controle sistema motor laríngeo e neurofisiologia; (3) desenvolvimento da descrição do modelo de laringe baseado em ciclos limites.
-
Edge features e movimento-wh: Em busca de uma análise unificada para movimento cíclico sucessivo e variação translinguística de interrogativas-wh
Docente responsável: Jairo Morais Nunes
Data de início: 01/01/2023
Descrição do projeto
Para motivar movimento cíclico sucessivo no modelo de fases, Chomsky (2000) propõe que, uma vez construída uma fase, seu núcleo recebe um traço-EPP, desencadeando movimento-wh. Bošković (2007) aponta problemas para essa proposta, argumentando que o traço desencadeador de movimento é portado pelo próprio elemento-wh. Em pesquisa resultante de auxílio FAPESP, Nunes (2021a) mostra que esta abordagem não dá conta de fenômenos do tipo that-trace, propondo que as línguas podem variar em relação ao locus lexical dos edge features (EFs – os traços que desencadeiam movimento cíclico sucessivo); em particular, línguas que apresentam alomorfia nos núcleos de fase a depender de movimento-wh são línguas em que os EFs estão lexicalmente alojados em núcleos de fase e a alomorfia pode ser local (caso do inglês) ou across-the-board (caso do irlandês) dependendo se EF é ou não intrinsecamente valorado. Em sequência a essa abordagem, Nunes (2021b, 2022) argumenta que boa parte da variação translinguística relacionada a interrogativas-wh múltiplas pode ser explicada se o EF dos item-wh de cada língua é valorado ou não. Este projeto pretende estender essa abordagem, investigando as diversas maneiras como diferentes línguas satisfazem a Condição de Superioridade (Chomsky 1973). Tomando as possibilidades tipológicas concretizadas pelo espanhol e pelo basco como foco principal de análise, o projeto investiga a hipótese de que a variação entre as línguas no que concerne à Condição de Superioridade se segue do locus lexical e da valoração intrínseca de EFs em cada língua. A ser bem sucedida, a pesquisa contribuirá para a formulação de uma análise unificada de fenômenos aparentemente díspares, como o movimento cíclico sucessivo, a recorrente alormorfia de núcleos de fases, os frequentes casos de assimetria sujeito-objeto em movimento-wh, as diferentes possibilidades de interrogativas-wh múltiplas nas línguas e as diferentes maneiras como diferentes línguas satisfazem a Condição de Superioridade.
-
A fonologia do português brasileiro, sua influência em outras línguas e a influência de outras línguas
no português brasileiro
Docente responsável: Raquel Santana Santos
Data de início: 01/01/2021
-
A natureza dos processos morfológicos disponíveis na gramática das línguas naturais
Docente responsável: Ana Paula Scher
Data de início: 01/01/2021
-
Especificações Morfológicas e Elipse Pronominal em Português
Docente responsável: Jairo Morais Nunes
Financiamento CNPq
Data de início: 01/01/2021
Docente responsável: Paulo Chagas de Souza
Data de início: 01/01/2022
-
Estudos fonéticos interdisciplinares: aspectos linguísticos, cognitivos e sua interação com outras linguagens
Docente responsável: Beatriz Raposo de Medeiros
Data de início: 01/01/2021
Docente responsável: Marcelo Barra Ferreira
Financiamento CNPq
Data de início: 01/03/2022
-
Processos fonológicos nas variedades do português brasileiro
Docente responsável: Raquel Santana Santos
Data de início: 01/01/2021