A aquisição da linguagem é influenciada pelos estímulos que a criança recebe do meio e por isso a acessibilidade à língua é imprescindível para sua e para o desenvolvimento adequado da cognição. A elaboração de instrumentos de avaliação específicos para averiguar a aquisição da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma demanda, visto o reduzido número de pesquisadores brasileiros empenhados nesta área. A avaliação de linguagem pode ser feita observando um ou diversos níveis de análise linguística, funções cognitivas ou estado mental. Uma das formas de observar as habilidades expressivas de linguagem é a análise de narrativas. O objetivo principal deste projeto é analisar narrativas curtas em Libras, produzidas por pessoas surdas (i) com aquisição de língua iniciada em momento adequado, (ii) com atraso na aquisição de língua e (iii) com queixas relativas ao domínio de língua. As atividades deste projeto deverão ser desenvolvidas no Deafness, Cognition and Language Centre, em Londres, sob a supervisão da Profa. Dra.Bencie Woll. Serão analisadas 37 amostras de narrativas curtas em Libras, disponíveis em formato de vídeo no banco de dados do Grupo de Pesquisa Língua de Sinais e Cognição do Departamento de Linguística da Universidade de São Paulo. Os vídeos serão analisados de acordo com a tipologia de análise proposta por Herman et al. (2004) e os dados serão discutidos com os pesquisadores do DCAL durante a análise e desenvolvimento da pesquisa. Como resultado, pretende-se descrever os achados de narrativas curtas em Libras e comparar com as produções dos participantes surdos com atraso na aquisição de língua de sinais e com queixas de linguagem.