Crianças em todo o mundo adquirem a linguagem e com ela a habilidade humana de comunicar pensamentos complexos. Este projeto é desenvolvido em parceria com pesquisadores Prof. Dr. Artemis Alexiadou (Humboldt-Universität zu Berlin e Leibniz-Centre General Linguistics, Berlin), Prof. Dr. Maria Teresa Guasti (University of Milan-Bicocca) e Prof. Dr. Uli Sauerland (Leibniz-Centre General Linguistics, Berlin e University of Potsdam). O objetivo principal é desenvolver uma nova teoria linguística para explicar a linguagem e sua aquisição. A hipótese central é que a linguagem comprime radicalmente as estruturas de pensamento em som ou sinal. Enquanto as teorias atuais assumem um paralelo entre pensamento e linguagem ou transformações que preservam o significado, aqui é assumido que o pensamento é mapeado para a linguagem apenas realizando algumas peças de representações conceituais. A linguagem adulta é hipereficiente em compactar informações. Por essa razão, Leibniz e muitos outros nos últimos 300 anos não conseguiram concordar sobre os primitivos do pensamento humano. Para testar a hipótese central e especificar como a estrutura conceitual é compactada na linguagem, será realizada uma série de estudos de aquisição de linguagem direcionados em uma escala global. Foram recrutados colaboradores para mais de 50 línguas de 21 famílias de línguas diferentes, duas línguas de sinais e dois crioulos para realizar os estudos. Com esses dados, podemos formular um modelo formal completo das primitivas semânticas, sua combinação em estruturas conceituais, o mecanismo de compressão morfológica e o processo de aquisição no modelo. Para atingir esses objetivos, insights da semântica formal, sintaxe gerativa, morfologia distribuída e várias outras estruturas linguísticas serão utilizados. Como parte do trabalho, também foi criada a primeira colaboração de pesquisa global aberta para conduzir estudos de aquisição de linguagem.