Ingresso no programa
O Programa de Pós-Graduação em Linguística abre vagas para mestrado e doutorado duas vezes ao ano, em março e agosto. O processo de seleção ocorre em quatro etapas:
-
Etapa 1: proficiência em língua estrangeira
-
Todos os candidatos deverão submeter-se a exame de proficiência em língua estrangeira, de acordo com as exigências da linha de pesquisa indicada. Para tanto, devem contactar o Centro de Línguas da faculdade (http://www.clinguas.fflch.usp.br), onde poderão fazer sua inscrição e obter informações sobre o calendário e outros detalhes sobre os exames
Candidatos estrangeiros cuja língua materna seja a mesma exigida pela linha de pesquisa (inglês, francês, conforme o caso) ficam automaticamente desobrigados da apresentação da proficiência nessa língua, mas devem manifestar essa condição no ato de inscrição.
Candidatos que não tenham o português como língua materna deverão demonstrar proficiência nessa língua – quer pela obtenção do nível avançado do CELPEBRAS (Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros), quer por outro certificado de conhecimento de português (por exemplo, um diploma de Bacharel em Português) emitido por instituição reconhecida pelo Programa.
-
Etapa 2: prova escrita de linguística
-
Trata-se de uma prova escrita dissertativa formada de perguntas sobre linguística geral e elaborada por uma comissão composta por professores do Programa.
É facultada aos candidatos estrangeiros a possibilidade de responder à prova em inglês ou francês, mas os enunciados das questões serão colocados sempre em português.
Os examinadores observam a correção conceitual das respostas, o domínio demonstrado no tema desenvolvido e a qualidade da redação acadêmica. A nota mínima exigida para aprovação é 6.0 para ampla concorrência e 5.0 para optantes.
Para a prova de conhecimentos específicos, recomendamos a bibliografia básica abaixo:
- FIORIN, J. L. (Org.) . Introdução à Linguística I. Objetos teóricos. 6/2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
- FIORIN, J. L. (Org.) . Introdução à Linguística II. Princípios de análise. 5/1. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
- FIORIN, J. L. (Org.) . Linguística? Que é isso?. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
-
Etapa 3: avaliação do projeto de pesquisa
-
Aprovados na prova de conhecimentos linguísticos, os candidatos deverão apresentar o projeto de pesquisa que pretendem desenvolver em sua Pós-Graduação.
O projeto pode ser redigido em português, inglês ou francês.
O projeto será avaliado por uma banca composta por três orientadores do Programa.
A avaliação do projeto será feita com base em seu mérito acadêmico e em sua adequação às linhas e projetos de pesquisa do Programa e texto deve compreender entre dez e quinze páginas (espaço 1,5) e contemplar os seguintes requisitos específicos:
- o tema e os objetivos da pesquisa devem estar claramente delineados;
- os pressupostos teóricos que embasam a pesquisa devem estar descritos;
- o a metodologia deve estar estabelecida;
- uma síntese da bibliografia fundamental deve ser apresentada;
- um plano de trabalho e um cronograma iniciais para a execução do projeto devem ser propostos.
A nota mínima para a aprovação do projeto é 6.0 para ampla concorrência e 5.0 para optantes.
-
Etapa 4: arguição oral do projeto de pesquisa
-
O candidato será arguido pela mesma banca composta para a fase anterior a respeito de seu projeto de pesquisa.
A banca espera que o candidato tenha o domínio geral da temática proposta em seu projeto e saiba desenvolver uma argumentação que sustente sua pertinência e exequibilidade.
A nota mínima para aprovação é 6.0 para ampla concorrência e 5.0 para optantes.
A classificação final dos candidatos aprovados será estabelecida de acordo com a média das notas obtidas nas fases 3 (avaliação do projeto) e 4 (arguição).
Confira a seguir os formulários para inscrição e os editais do processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2025:
- Processo de Seleção: ingresso no 2º Semestre de 2025
-
Formulário de requerimento de inscrição (05/03-21/03)
Geração do boleto para requerimento de inscrição na Pós-Graduação
Critérios para pedido de Isenção de taxa - enviar o pedido, junto com o comprovante, para pgling@usp.br até 20/03.
Termo de compromisso - Mestrado
-
Processos seletivos anteriores -
-
Informações sobre bolsas de estudo
-
A avaliação para atribuição de bolsas do Programa de Pós-Graduação em Linguística é feita semestralmente, pouco depois da divulgação dos resultados finais do processo seletivo para ingresso no Programa. É conduzida por uma banca composta por membros da Comissão Coordenadora de Pós-Graduação (CCP), além da representação discente.
As bolsas são fornecidas pelas agências federais (CAPES e CNPq) aos Programas de Pós-Graduação. Seu número é variável de acordo com diversos fatores, como a oferta das agências, política interna do Programa e o número de atuais bolsistas finalizando seus trabalhos de conclusão.
No processo de atribuição das bolsas, a banca examinadora deve:
- Avaliar os projetos e os candidatos com base na documentação fornecida, de acordo com os critérios explicitados na próxima seção;
- Arguir os candidatos individualmente, a fim de estimar seu conhecimento das condições de exequibilidade do trabalho proposto e seu envolvimento com as tarefas acadêmicas;
- Aprovar ou reprovar os pedidos de bolsa. As reprovações ocorrem nos casos em que a média final resulta inferior a 60% da pontuação máxima;
- Classificar os pedidos aprovados, de tal forma que os primeiros colocados sejam mais rapidamente contemplados com bolsas, ficando os demais classificados à espera de que uma bolsa seja liberada.
Para informações detalhadas sobre os critérios de avaliação para atribuição de bolsas, clique aqui.