Autoavaliação

O programa está engajado em um processo contínuo de autoavaliação. Este processo de avaliar a si mesmo leva em conta a missão e os objetivos do programa e visa monitorar internamente sua qualidade como um todo, incluindo sua produção intelectual, a formação discente e seu impacto na sociedade. 

Para a condução da autoavaliação, o programa constitui uma comissão especial, formada por três docentes, um discente, um funcionário e um membro externo. Junto a essa comissão atuam o coordenador e o vice-coordenador, cabendo a eles a construção de pontes entre a autoavaliação do programa, a avaliação externa da Capes e a avaliação da própria universidade.

Comissão de autoavaliação para o quadriênio 2021-2024

  • Evani Viotti (docente)
  • Renata Mancini (docente)
  • Ronald Beline (docente)
  • Augusto Vicente Neto (discente)
  • Érica Flávia (funcionária)
  • Marcello Marcelino Rosa (membro externo, Unifesp)

O processo autoavaliativo do Programa se harmoniza com seu planejamento estratégico e leva em conta tanto fatores internos, indicativos dos pontos fortes e fracos do programa, quanto fatores externos, indicativos de oportunidades e ameaças advindas do contexto mais amplo em que o programa está inserido. Neste sentido, a autoavaliação deve monitorar continuamente se o programa está sendo bem sucedido (i) na manutenção e fortalecimento de seus pontos fortes; (ii) na reversão de seus pontos fracos; (iii) na exploração de novas oportunidades; (iv) na reação a ameaças externas. 

Destacamos que, como parte importante da autoavaliação, o programa realiza seminários imersivos anuais (que ficaram conhecidos internamente como ‘retiros’), fora do ambiente de trabalho cotidiano, dedicados integralmente à divulgação de resultados, discussões sobre o desempenho do programa, estratégias de ajustes e intervenções em face de deficiências detectadas.

Um relato detalhado dos processos, procedimentos e resultados da autoavaliação do programa no quadriênio 2021-2024, bem com de seu planejamento estratégico para esse período, pode ser encontrado no relatório quadrienal do programa, em suas seções 1.3 e 1.4, disponível aqui.